sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tagliatelle com pesto de chocolate e salada de morangos





Hoje é Dia das Mentiras e o desafio do grupo "Dia Um... Na Cozinha" deste mês era precisamente fazer uma "receita mentirosa". Achei muita piada ao tema e imaginei logo uma receita que, neste caso, pode parecer um prato principal, mas não é... é mesmo uma sobremesa e isso não é mentira! E é deliciosa e isso também não é mentira ;) Só o aspeto pode enganar.
Um tagliatelle com molho pesto de chocolate, que fez as delícias de quem provou. Já fiz esta receita com pasta fresca e com massa seca. Em relação ao pesto de chocolate também pode ser servido como acompanhamento de um prato de frutas. Fica original e muito saboroso, além de ser uma solução rápida quando não temos sobremesa e queremos surpreender alguém. Espero que se divirtam com a receita e tenham um bom fim de semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
Tagliattele seco qb ou pasta fresca
Para a pasta fresca, para uma sobremesa para 4 doses: 150 gr de farinha, 1 ovo inteiro + 1 gema
Para o pesto: 50 gr de chocolate com 70% de cacau, 1 colher de sopa de mel, meia colher de sopa de óleo de girassol, 1 colher de sopa cheia de cajus, 25 gr de queijo emmental, 2 a 3 ramos de hortelã (só folhas) e 2 ramos de manjericão (folhas e caules).
200 gr de morangos + 2 colheres de sopa de mel
2 quadrados de chocolate branco em raspas
Pimenta rosa (opcional)

Preparação:
Coza a massa seca em água sem sal até ficar al dente. Se optar por pasta fresca, amasse a farinha com os ovos, sem sal. Depois passe na máquina até a massa ficar bem fina e corte-a em tagliatelle. Coza em água sem sal por 3 minutos, escorra, envolva com um fio de óleo de girassol e reserve.
Faça o pesto. Coloque num processador de alimentos os ingredientes indicados para o pesto e triture tudo. Se estiver muito seco junte um pouquinho mais de óleo até conseguir uma consistência de pesto.
Depois envolva a massa com o molho pesto de chocolate. No fim junte uma salada feita com os morangos cortados e envolvidos apenas num pouco de mel. Decore com folhas de manjericão e chocolate branco ralado. Se gostar, junte também uns grãos de pimenta rosa. 

Bom apetite!






3 comentários:

  1. Foi uma boa escolha! É uma sobremesa maravilhosa e diferente :D

    ResponderExcluir
  2. Diferente concerteza... Mas cozinhar é isso mesmo, inventar e reinventar... Estou curiosa para experimentar....

    ResponderExcluir
  3. Que curiosa a combinação de chocolate e queijo, é algo que nunca me passou pela cabeça experimentar :)
    Achei a sobremesa muito original. Parabéns!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir