sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ravioli de espinafres e requeijão com presunto crocante

 


Continuo em "modo italiano". La bella Itália, pasta fresca, gelados enormes e cremosos, história, cultura, verde nas serras e águas turquesa nas praias e isto tudo acompanhado da musicalidade de uma língua linda, uma banda sonora permanente de "ciau", "prego", "belissimo" que dá gosto ouvir . Tudo é belo em Itália! Pelo menos quando somos turistas... e como eu vou lá sempre em turismo, gosto de tudo naquele país :)
Para matar saudades, faço pasta fresca em casa com alguma regularidade. Tenho uma máquina de esticar a massa, que o meu marido teve a brilhante ideia de me oferecer. É um bom equipamento e eu uso-a bastante. Gosto principalmente de fazer ravioli ou tortellini, pois posso confecionar os recheios que quero, sem corantes nem nada artificial. Ficam muito mais saborosos e saudáveis que os de compra. Este prato é simples, tem poucos ingredientes, daqueles que combinam bem entre si e ficam uma delícia. Os italianos usam ricota nesta receita, mas eu substitui por um requeijão cremoso, de Seia, bem português e que casou na perfeição com os espinafres. Espero que gostem e que arrisquem a fazer pasta fresca em casa!
Ingredientes para 4 pessoas:
Massa: 400 gr de farinha tipo 00 ou 55 sem fermento, 4 ovos M ou L, 1 colher de chá de sal fino 

Recheio e guarnição: 1 molho de espinafres frescos, 1 requeijão cremoso, azeite, sal e pimenta qb, 2 dentes de alho, 150 gr de presunto, salsa fresca qb
Molho bechamel: 1 litro de leite magro, 5 colheres de sopa de manteiga, 5 colheres de sopa de farinha, sal, pimenta e noz moscada qb
Preparação:
Comece por preparar o recheio para este ter tempo de arrefecer. Salteie os espinafres com azeite e alho picado finamente. Deixe os espinafres cozinharem até estarem murchos. Junte o requeijão, esmagando-o com um garfo. Tempere com sal e pimenta, envolva tudo bem para obter uma pasta homogénea e deixe arrefecer.
Faça a massa. Coloque a farinha na bancada da cozinha. Junte uma colher de chá de sal fino à farinha e misture bem. Abra uma cova no meio da farinha e junte os ovos. Amasse a farinha com os ovos até ficar elástica e não se colar às mãos. Se estiver muito húmida, devemos ir acrescentando farinha aos poucos enquanto amassamos. Se estiver muito seca, juntamos mais uma gema ou uns salpicos de água (salpicos, não muita!). Depois de pronta, envolva a pasta fresca em película aderente e deixe-a repousar uns 20 minutos. Se não a utilizar logo pode reservá-la até 3 dias no frigorífico, bem envolvida em película.
Entretanto corte o presunto em cubinhos e deixe frigir numa frigideira anti-aderente com um pequeno fio de azeite até o presunto estar crocante.

Estique a massa. Vá cortando pedaços e comece por passar 3 a 4 vezes na máquina na posição em que os rolos estão mais afastados (na minha máquina é o 0). Depois comece a reduzir a distância entre rolos, 1 a 1 na graduação da máquina, vá passando a massa e estique-a tão fina quanto conseguir, sem que se rasgue. Para massas recheadas aconselho ir até ao 6 ou 7, enquanto as placas para lasanha ou canellonis podem ficar boas na posição 5 ou 6 (graduação da máquina da marca Marcato).
Vá colocando as placas de massa num pano de cozinha enfarinhado. Para montar os raviolli, tem duas formas para o fazer:
1 – Tenha uma placa de massa num pano enfarinhado, vá colocando montinhos de recheio separados por algum espaço. Passe nos rebordos da massa com o dedo humedecido ou um pincel com água para colar a massa. Depois coloque outra placa de massa por cima, ajeite em torno de cada montinho para os raviollis ficarem sem ar dentro e depois feche, pressionando com um cortante redondo ou um utensílio próprio.
2 - Corte quadrados todos do mesmo tamanho e coloque um montinho de recheio em cada um, depois humedeça ligeiramente as pontas da massa e coloque outro quadrado por cima. Corte com o cortante.





Se quiser pode cozer os ravioli 3 minutos em água abundante com sal. Estes foram a gratinar ao forno, por isso não foi necessária cozedura prévia. Coloque-os num tabuleiro de forma a que não fiquem muito acamados em cima uns dos outros, regue com molho bechamel de forma a ficarem totalmente cobertos e leve ao forno pré-aquecido a 200º até gratinar.
Sirva com o presunto crocante e a salsa fresca picada.





2 comentários:

  1. É assim que gosto, generosamente recheados! Estão fabulosos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz em casa (até porque não tenho massa), mas esses estão tão adoráveis que fiquei com uma imensa vontade de experimentar! Parecem pequenos ovnis :D

    ResponderExcluir