segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fricassé de polvo




Digo várias vezes que gosto de fricassé de tudo e é verdade! De frango, galinha, peixe, cogumelos... e de polvo! Para quem nunca provou é fácil: se gostam de polvo e de fricassé, gostam deste prato. É simplesmente delicioso! O molho deve ficar grosso e suculento e ser abundante, pelo menos para mim, que sou gulosa e adoro fricassé! Para tal há que ter alguma paciência, ir juntando a água da cozedura do polvo e deixando reduzir lentamente e, só por fim, juntar as gemas e sumo de limão. Muita salsa picada, como pede qualquer fricassé e está feito! Há muito que andava para experimentar o prato, foi este fim-de-semana e não desiludiu. Servi como prato principal, com batatas fritas e salada de alface, mas pode ser servido como entrada ou petisco, em alternativa, por exemplo, à tradicional salada de polvo. Espero que gostem da sugestão.

Ingrediente para 4 pessoas:
1500 gr de polvo
6 gemas
Sumo de 1 a 2 limões
1 molho de salsa fresca
Sal e pimenta qb
1 dl de azeite
1 cebola bem grande
2 dentes de alho
Água de cozer o polvo

Preparação:
Coza o polvo em água sem sal até estar tenro. Reserve a água. Corte o polvo em pedaços e reserve.
Num tacho deite o azeite, bem como a cebola e alhos, tudo picado finamente. Deixe a cebola amolecer, em lume médio, sem deixar ganhar cor. Quando estiver transparente, vá juntando colheres da água de cozer o polvo. Vá mexendo sempre, deixando reduzir e juntando mais água sempre que o preparado estiver a secar. Este processo vai permitir que o prato ganhe muito sabor, ao mesmo tempo que fazemos o molho e o tornamos grosso e suculento. Numa tigela à parte bata 6 gemas de ovos com o sumo de 1 a 2 limões, conforme queira o molho mais ou menos ácido. Junte um pouco da água de cozer o polvo (3 a 4 colheres de sopa) e a salsa muito picadinha. Bata com um garfo. Junte este preparado ao tacho com a cebola. Reduza o lume para que os ovos cozinhem lentamente e não fiquem tipo omeleta. Vá mexendo durante 3 a 4 minutos até obter um molho grosso. Mesmo no fim junte os pedaços do polvo previamente cozido. Sirva com arroz, batata frita, salada ou legumes.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



5 comentários:

  1. De polvo nunca comi mas vou experimentar de certeza pois fiquei bastante curiosa com o sabor! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Até hoje só comi fricassé de frango.
    Esta sugestão parece-me muito bem Susana. Por aqui encontro sempre umas combinações bem originais e deliciosas, esta vai para o meu caderninho para experimentar um destes dias :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto tanto de polvo, assim nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar.
    Tem um aspecto super delicioso, seria um almoço perfeito.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Só fiz um, acho que foi de frango, mas juntei limão de mais. Tenho de experimentar esse, já que adoro polvo com tudo :D

    ResponderExcluir