domingo, 24 de abril de 2016

Folhado de alheira e espinafres

 



Este é daqueles petiscos que é mesmo o meu estilo. Prático, rápido, fica bonito e delicioso. Tem um enchido de que gosto muito, mas também tem algo verde, talvez a verdura que eu mais gosto: espinafres. É bom para levar para lanches ou jantaradas de amigos, serve de entrada ou prato principal, ficando muito bem com uma salada a acompanhar. Até é bom para levar para um piquenique e agora, que parece que o bom tempo finalmente chegou, fica a sugestão para levar para a praia ou para o campo.

Ingredientes:
1 placa de massa folhada retangular
1 alheira (também pode ser confecionado com farinheira)
1 cebola não muito grande
1 dente de alho
1 fio de azeite
Sal e pimenta qb
150 gr de folhas de espinafres
1 gema de ovo para pincelar

Preparação:
Deite um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Junte a cebola e alho picados e cozinhe até amolecerem. Depois retire a pele à alheira e junte o recheio à frigideira, desfazendo com um garfo. Tempere com sal e pimenta e envolva tudo, deixando cozinhar mais uns 2 minutos. Desligue o lume e deixe o preparado arrefecer.
Desenrole a placa de massa folhada e cubra-a com as folhas de espinafres em cru, polvilhe-as com um pouco de sal fino. Depois de arrefecido, coloque o recheio de alheira por cima dos espinafres, deixando espaço para fechar o rolo folhado. Coloque mais folhas de espinafres por cima da alheira e enrole bem de forma a que toda a alheira fique envolta nos espinafres e na massa folhada. Feche o folhado, começando por dobrar as extremidades da massa e depois a superfície maior, como mostrado nas fotos. Pincele com gema de ovo batida e leve ao forno pré-aquecido a 185º até a massa ter crescido e estar dourada.

Bom apetite!



 

Um comentário:

  1. Adorei a ideia! A combinação de alheira com espinafres é para lá de boa :)

    ResponderExcluir