quarta-feira, 30 de março de 2016

Lombos de pescada com manjericão



Há uns tempos que não publicava uma receitinha saudável. Tenho andado de volta dos doces, a "culpa" foi da Páscoa e também ando numa fase uma bocado gulosa, confesso. Mas esta semana estou muito empenhada em compensar os excessos da época festiva. Ainda por cima, no domingo de Páscoa, trouxe vegetais maravilhosos, frescos e orgânicos, da horta dos primos Carlos e Lurdes. Fiquei com um autêntico jardim de verdes e ervas aromáticas aqui em casa, uma maravilha! Eu adoro vegetais e saladas em particular e gosto de juntar ervas aromáticas praticamente a tudo. Hoje partilho convosco uma receita muito rápida de confecionar, uma espécie de pescada à Bulhão Pato que, em vez de coentros, leva manjericão. A pescada é cozinhada no azeite, alhos e ervas aromáticas e fica deliciosa. Espero que gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:
8 a 12 lombos ou medalhões de pescada
1 molho grande de espinafres
6 dentes de alho
1,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb
100 gr de salmão fumado
200 gr de tomate cereja
1 colher de sopa de sementes de papoila (ou sésamo, se preferir)
Sumo de uma lima

Preparação:
Depois de arranjados e lavados os espinafres, saltei-os numa frigideira anti-aderente com alhos picados muito finamente e metade do azeite. Tempere de sal e deixe cozinhar até os espinafres terem perdido o volume. 
Também numa frigideira anti-aderente, coloque o restante azeite, deixe aquecer e junte os lombos de pescada. Tempere com sal, pimenta e alhos laminados. Junte manjericão fresco e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Baixe ligeiramente o lume, se necessário, para não queimar e pode refrescar com um pequeno cálice de vinho branco para criar molho. No fim, tempere com sumo de lima e mais manjericão fresco.
Lave os tomates cereja e corte-os ao meio, tempere-os com azeite, sal e vinagre a gosto. Tempere o salmão fumado com o sumo de lima e pimenta e sirva a pescada com os espinafres, o salmão, tomatinhos cereja e manjericão a gosto. Polvilhe tudo com sementes de papoila.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

 


5 comentários:

  1. Raramente como pescada , gostei muito da tua sugestão, saudável e cheia de sabor.

    ResponderExcluir
  2. E o meu manjericão que nunca mais nasce! Faço pescada muitas vezes e esta é uma bela sugestão! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. E quem anda sempre à procura de receitas deliciosas e saudáveis??? Eu e esta tem tudo para ser deliciosa

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Que lindos! Adoro pescada, acho que ia gostar muito :)

    ResponderExcluir