sábado, 26 de março de 2016

Folar enrolado algarvio # Páscoa




Sou sincera: folar doce não é das minhas preferências. Gosto (adoro!) a versão salgada, tipo folar transmontano, bola de carnes e petiscos do género, mas aos folares doces, sempre os achei muito secos, pouco doces e sem grande graça. É bom torrado, é bom com manteiga... são coisas deste género que oiço as pessoas dizerem para defenderem os folares da sua terra ou da sua própria cozinha. Para mim... ou é bom ou não é bom! E, se é seco e pouco suculento, para mim não é muito bom... perdoem-me a franqueza. Estava convicta desta opinião em relação aos folares, até que descobri (sim, confesso que nunca tinha provado) estas receitas de Folar Algarvio ou Folar de Olhão. Bem haja as gentes de Olhão, ou do Algarve em geral, que imaginaram esta maravilha!
Para fazer os folares inspirei-me nas receitas dos blogs Petiscana e Mesa Corrida, juntei aspetos das duas, até porque têm muito poucas diferenças e respeitam a receita original, e o resultado foi fantástico.
Desejo um Páscoa feliz a todos vocês. Sejam doces, carinhosos e sonhadores nesta Páscoa e sempre. Páscoa é sinónimo de renovação e passagem. Devemos renovar-nos sempre. Ou, pelo menos, tentar, abrir os nossos corações à mudança, para que ela possa acontecer da forma mais feliz possível.

Ingredientes:
530 gr de farinha tipo 55
10 gr de fermento de padeiro seco (ou 25 gr do fresco)
1 dl de leite morno
Sumo de 2 laranjas
2 colheres de sopa de aguardente
120g de manteiga
60g de banha
1 pitada de sal
1 colher de chá de erva doce moída

Para o recheio
 
200 gr de açúcar amarelo
100 gr de manteiga cortada em pedaços
3 colheres de sopa de canela
Preparação:
Dissolver o fermento no leite morno.
Numa taça, misturar a farinha, margarina, banha, sal e erva doce até obter uma massa esfarelada. Abrir uma cavidade no meio e juntar a mistura de leite e fermento. Amassar na batedeira, com o gancho de amassar, 10 minutos. A meio do processo, juntar o sumo das laranjas e a aguardente.
Moldar uma bola e colocar numa taça de loiça ou vidro untada com um pouco de azeite, cobrir com um pano de cozinha ou película aderente e deixar levedar durante cerca de 2 horas, num local abrigado e quente, até que o volume da massa duplique.
Misturar o açúcar amarelo e a canela para o recheio. Untar duas formas altas, ou panelas de alumínio, com cerca de 15 cm de diâmetro com manteiga e polvilhar com a mistura de açúcar e canela. Também podem fazer um único folar maior (mais largo, numa forma única).
Transferir a massa para uma bancada polvilhada com farinha e amassar ligeiramente apenas para retirar o ar. Com a ajuda do rolo de cozinha, estender a massa num retângulo. Polvilhar com açúcar e canela e colocar pequenas nozes de manteiga sobre a massa. Dobrar os lados maiores do retângulo para dentro, em direção ao centro. Voltar a polvilhar com açúcar, canela e manteiga e voltar a dobrar e enrolar, agora a partir do lado mais pequeno, como se fosse uma torta. Ir fazendo sempre isto, polvilhando sempre com o açúcar e canela e juntando a manteiga, até terminar a massa. Se quiserem apenas um folar, está pronto. Eu optei por fazer dois folares com estas quantidades. Depois de feitos estes rolos, cortei em dois.
De seguida, coloquei as massas enroladas nas formas preparadas, polvilhei com açúcar, canela e manteiga, tapei com um pano ou película aderente e deixei levedar novamente durante uma hora.
Pré-aquecer o forno a 190ºC e cozer o folar durante aproximadamente 40 minutos.
Desenformar ainda quente para um prato.
 
Bom apetite e boa Páscoa!




3 comentários:

  1. Cá eu gosto de qualquer um, seja doce ou salgado! Esse deve ser fantástico! Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Experimentei ontem o folar de enchidos e gostei muito, assim como quem provou. Agora doce ainda não fiz! Tenho de ver se salto as versões sem graça e passo já para essa :D

    ResponderExcluir
  3. Huuuum que delícia, era mesmo isto que me apetecia hoje mas estou longe de casa, longe de tudo :\ ainda tentei fazer qualquer coisa mas não tinha erva doce, há algarvia teria de ter ervadoce :\ snif vou ficar a sonhar com esta maravilha e rezar que para o ano seja melhor ;)

    ResponderExcluir