terça-feira, 8 de março de 2016

Feijoada de bacalhau



A ONU declarou 2016 como o ano das leguminosas com o objetivo de promover estes alimentos devido à sua importância nutricional, nomeadamente enquanto fonte de proteína de origem vegetal. Pessoalmente sempre gostei de leguminosas: favas, ervilhas, todo o tipo de feijão... Mas há mais. As lentilhas, a soja, o grão de bico ou os (tão tradicionalmente portugueses!) tremoços, também são da família das leguminosas. Bem sei que associamos quase sempre os tremoços à cerveja gelada no verão, o que é muito bom! No entanto, o valor nutricional e as possibilidades de utilização do tremoço na culinária vão muito além da "fresquinha" na esplanada da praia. Em breve vou explorar mais este alimento em novos pratos e partilharei os resultados convosco.
Por hoje, deixo-vos uma sugestão muito tradicional, que conjuga duas portuguesices deliciosas: bacalhau e feijoada! Estava bom, mas bom! Cá em casa foi uma refeição mesmo muito apreciada e partilhada em família. Espero que vocês também gostem e possam saborear este petisco com a vossa família e amigos.

Ingredientes para 4 pessoas:
3 postas grandes de bacalhau Riberalves pronto a cozinhar
Meio chouriço de carne (usei chouriça de Bragança)
700 gr de feijão branco cozido (pesado depois de cozido e escorrido)
4 tomates maduros chucha ou de cacho
1 cebola grande
2 dentes de alho
Meio alho francês
Meia couve coração
3 cenouras
1,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb
1 ramo de cheiro com salsa e coentros + salsa picada qb
2 malaguetas

Preparação:
Num tacho anti aderente coloque a chouriça cortada em rodelas e deixe-a fritar na própria gordura. Depois junte o azeite e a cebola picada. Deixe refogar ligeiramente. Junte os alhos esmagados e o alho francês cortado em juliana e deixe continuar a refogar sem queimar. De seguida junte as cenouras cortadas em pequenos cubos e o ramo de coentros e salsa. Junte um pouco de água e tempere de sal. Deixe cozinhar 10 minutos com o tacho tapado. Corte a couve em juliana, os tomates em cubos pequenos e as malaguetas picadas. Junte tudo ao tacho, volte a adicionar um pouco de sal, mexa e deixe cozinhar até a cenoura e a couve estarem macias. Nos últimos 10 minutos adicione as postas de bacalhau, volte a tapar o tacho e deixe cozinhar os 10 minutos. 
Retire as postas de bacalhau e junte o feijão cozido, mexa e retifique temperos. Deixe apurar por mais 5 a 10 minutos, enquanto limpa o bacalhau de espinhas e peles, deixando-o em lascas. Por fim, junte o bacalhau ao tacho, envolva tudo bem e polvilhe com salsa fresca picada.
Sirva bem quente acompanhado com arroz branco, se gostar.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


3 comentários: