quinta-feira, 3 de março de 2016

Couscous de camarão com tomate cereja e manjericão



Gostava de ter mais tempo para me dedicar aos cozinhados. Para aprender, pesquisar, experimentar as receitas da coleção de livros que aqui tenho. Às vezes até me lamento ao meu marido que não consigo dar uso a todos os livros e inspirações que coleciono. Eu consulto e uso-os, provavelmente mais do que a maioria das pessoas, mas gostava de ter mais tempo para explorar mais e tirar mais partido de tudo o que tenho por aqui. Dou valor a cada livro de cozinha, a cada utensílio, a cada coisa que me proponho a fazer. Se calhar sou eu que sou demasiado exigente... mas sou assim. 
Mas o meu marido ignora os lamentos e continua a oferecer-me livros de cozinha. E faz bem, porque eu adoro cada um deles! O último com que ele apareceu foi o "Jantaradas", do Kiko Martins. Já confecionei duas receitas de lá, de tanto que gostei do livro. As receitas são, de facto, todas muito simples, o que motiva a pôr mãos à obra, mesmo durante os dias de semana. Foi o caso quando experimentei este prato de couscous, que é simples e delicioso!

Ingredientes:
Para o caldo: meia cebola picada, meia cenoura picada, 2 dentes de alho, cascas e cabeças dos camarões, 1 fio de azeite, 1 colher de polpa de tomate, cerca de 0,5 l de água
400 gr de couscous
200 gr de tomate cereja
500 gr de camarão
2 dentes de alho picados
1 fio de azeite
Vinho branco qb
Sal e pimenta qb
Manjericão fresco a gosto

Preparação:
Faça o caldo, começando por refogar a cebola, alhos e cenoura, tudo picado em azeite. Junte as cascas e cabeças dos camarões, que entretanto descascou. Deixe refogar até ganhar cor. Depois junte a polpa de tomate (eu não usei) e junte também a água. Tape e deixe cozinhar por 25 minutos. Coloque o couscous numa travessa e cubra com o caldo bem quente, previamente passado por um coador (ou não, se quiser dar-lhe um toque mais rústico e encontrar os pedacinhos de legumes, eu não coei). O caldo deve ficar dois dedos acima do couscous. Tape com película aderente e deixe repousar durnate 10 a 15 minutos. No fim, solte o couscous com um garfo.
Coloque os tomates cereja num tabuleiro, tempere com sal e um fio de azeite e leve ao forno a 190º por 10 minutos. Salteie o camarão em azeite e alho laminado durante um minuto, junte umas 2 colheres de sopa de vinho banco para refrescar e deixe evaporar. Quando camarão e tomates estiverem cozinhados, misture tudo com o couscous, tempere com sal fino e pimenta a gosto. Polvilhe com manjericão fresco grosseiramente picado.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


7 comentários:

  1. Há muito que não faço cuscus, estes ficaram bem ao meu gosto.
    Uma refeição saudável e cheia de sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, eu faço com frequência porque, além de adorar, acho muito prático. Esta receita é ótima!
      Beijinho. Susana

      Excluir
  2. Respostas
    1. Também adoro e faço com frequência :)
      Beijinho. Susana

      Excluir
  3. Huuum de comer e chorar por mais, adoro couscous :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito e ficaram mesmo bons!
      Beijinho. Susana

      Excluir
  4. Eu também seria assim se tivesse livros de cozinha. Uma pessoa fica mesmo com vontade de fazer tudo :P Mas ainda bem que o teu marido te continua a oferecer livros, caso contrário não farias esta comidinha deliciosa :D

    ResponderExcluir