sexta-feira, 11 de março de 2016

Bolo de dois chocolates e manteiga de avelã

 

Desde que sigo o blog da Mafalda Agante, "Há alguém mais gulosa do que eu", que eu própria ando mais gulosa por doces, eu que sou mais de comida salgada... este blog é mesmo uma perdição. Numa destas segundas-feiras, ela sugeriu, na rubrica "Segundas-feiras Doces" da RFM, um bolo cremoso de dois chocolates com um aspeto, OMG!!
Logo nesse fim de semana fiz o bolo, mas introduzi-lhe uma alteração, juntando avelã. Resultado: ficou a saber a Ferrero Roché, ficou divino, como divino deve ser o da receita original, que podem ver aqui. Espero que gostem da sugestão. Tenham um bom e doce fim de semana.

Ingredientes:
5 ovos
130 gr de chocolate de leite
80 gr de chocolate negro 70% cacau
100 gr de manteiga sem sal
100 gr de manteiga de avelã (para isso usei cerca de 200 gr de avelã previamente torrada e descascada)
100 gr de açúcar branco fino
50 gr amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó e avelãs torradas para decorar

Preparação:
Unte uma forma com margarina e forre o fundo com papel vegetal também untado. Pré-aqueça o forno a 175º C (pus o meu a 190º C, o meu bolo não ficou tão húmido como o da receita original). Derreta o chocolate de leite e o chocolate negro juntamente com a manteiga sem sal, reserve.
Entretanto tenha as avelãs previamente torradas e com a pele retirada. Coloque 200 gr de avelãs na trituradora ou processador de alimentos e pique, moendo até ficar em pasta. Desta forma os frutos secos vão libertar a sua gordura, os seus óleos, e obtemos a manteiga de avelã. Misture esta manteiga de avelã com o preparado de chocolate derretido.
Bata os ovos com o açúcar, acrescente a mistura de chocolate, bata novamente. Adicione o amido de milho e o fermento em pó e misture muito bem, já sem bater. Vai ao forno durante 15 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e retirar o papel vegetal. Decorar com açúcar em pó e avelãs torradas moídas ou inteiras.

Bom apetite! Bom fim de semana!

3 comentários:

  1. Pura gula! Estou a babar-me toda! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Esse interior é de dar água na boca! Que coisa gulosa! :D
    Está a chegar à hora do lanche...e eu que vou fazer um batido saudável...assim não há condições :D

    ResponderExcluir
  3. Hmmm com sabor a ferrero rocher deve ficar perfeito! E tão húmido :D

    ResponderExcluir