sexta-feira, 18 de março de 2016

Bolo de chocolate com merengue




Fiz este bolo para levar para um fim de semana em casa de uns grandes amigos. Foi em janeiro deste ano e o bolo fez sucesso junto dos amigos. Na altura publiquei uma foto no facebook e prometi a receita quando chegasse aos 4000 gostos. Como foi agora que aconteceu, cá vai :)
Obrigada a todos os que estão por aí e seguem as minhas paparocas, seja aqui, no facebook ou no instagram. Partilhem as receitas, comentem, experimentem, alterem e deem-me a vossa opinião. A partilha só faz sentido se for dirigida a alguém. E eu gosto de partilhar convosco. E gosto, cada vez mais, de fazer aquilo que me apetece sem ir em modas. Gosto de acompanhar algumas tendências, experimentar coisas novas e tirar ideias de várias fontes, mas gosto, acima de tudo, de fazer o que me apetece e me dá mais gozo. Os locais onde vou, sejam restaurantes, museus, cidades, praias ou jantaradas de amigos, são a minha principal fonte de inspiração. A internet e os livros de receitas (sim, tenho livros em papel ;) ) também são uma ajuda na pesquisa e uma excelente forma de aprender, mas pôr a imaginação a trabalhar é maravilhoso e diverte-me imenso. Acordar a pensar numa receita nova, num ingrediente, num sabor... Desejar que chegue o fim de semana para pôr a ideia em prática! É assim que vou continuar a cozinhar e a comer: por diversão e com paixão.
Bom fim de semana e beijinhos para todos.

Ingredientes e Preparação:

Bolo: 180 gr de chocolate com 60 a 70% de cacau, 100 gr de manteiga sem sal, 4 ovos inteiros, 125 gr de açúcar, 130 gr de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó.
# Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado e muito cremoso. Junte o chocolate derretido a este preparado até estar tudo bem misturado. Por fim, vá juntando a farinha peneirada com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo. Envolva delicadamente. Coloque o preparado numa forma sem buraco untada e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 30 minutos. Quando estiver pronto, desenforme, corte ao meio, depois de frio, e recheie com o creme.

Recheio: 1 lata de leite condensado cozido, 80 gr de chocolate branco derretido, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, 4 claras.
# Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Depois junte o preparado ao leite condensado e misture muito bem, de forma a obter um creme liso. Quando estiver muito bem misturado e sem grumos, envolva 4 claras em castelo. Guarde o creme no frio até à hora de montar o bolo

Merengue: 3 claras, 130 gr açúcar refinado, 1 colher de sopa rasa de amido de milho, 1 colher de chá de sumo de limão, 1 quadrado de chocolate negro ralado.
# Pré-aqueça o forno a 140º. Bata as claras em castelo na velocidade máxima da batedeira. Quando começarem a ficar consistentes, mas não demasiado rijas, comece a adicionar o açúcar, colher a colher, sem nunca deixar de bater. Neste momento adicione o sumo de limão e reduza a velocidade para média/alta. Depois de adicionado todo o açúcar, junte o amido de milho. Bata um último minuto só para misturar. No total deve estar cerca de 10 a 12 minutos a bater o merengue.
Num tabuleiro coloque papel vegetal (marque previamente um círculo do diâmetro da forma) e disponha o merengue por cima com a ajuda de uma espátula para fazer os bicos de creme. Polvilhe com choclate negro ralado e leve ao forno a 140º por uma hora sem nunca abrir o forno. No fim dos 60 minutos, desligue o forno e deixe o merengue ficar lá dentro até que arrefeça um pouco (10 a 15 minutos). Depois abra a porta e deixe repousar mais uns 15 minutos antes de o retirar para não haver grandes diferenças de temperatura.
 
Monte o bolo, recheando-o com o creme, cobrindo com mais creme e terminando com o merengue. Pode levar um pouco ao frio antes de servir. Bom apetite!



6 comentários:

  1. Que delícia!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ficou tão lindoe imagino que uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Ficou mesmo lindo! Que apresentação incrível :D

    ResponderExcluir
  4. Susana, este bolo ficou um espectáculo!
    Parabéns ;)

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  5. Experimentei esta receita e o bolo é, simplesmente, delicioso!

    ResponderExcluir