sábado, 6 de fevereiro de 2016

Creme brulée de laranja e baunilha # Dia dos Namorados




Provei pela primeira vez este leite creme num workshop com o Chef Avillez. Adorei. Adorei o leite creme, a companhia, o almoço, as conversas, a aprendizagem, tudo! Depois provei-o no restaurante "Cantinho do Avillez" e voltei a adorar, estava igual e regularmente delicioso. Depois encontrei a receita no blog "Há alguém mais gulosa do que eu", em que a Mafalda Agante tem a generosidade de partilhar dicas e receitas de restaurantes e chefs para que possamos dar cartas na cozinha de nossa casa e fazer um figurão em frente aos amigos.
E algumas são receitas maravilhosas, mas simples e fáceis de confecionar. Como esta. Acho que é uma excelente sugestão para terminar uma refeição no Dia dos Namorados ou noutro dia qualquer em que queiram partilhar comida boa com a vossa cara metade. É um leite creme (ou creme brulée, dado que vai ao forno) aromático, delicado e maravilhoso. Espero que gostem, não deixem de experimentar porque vão apaixonar-se por esta sobremesa, de certeza.

Ingredientes para 4 pessoas:
50 ml de leite
300 ml de natas
55 g de açúcar demerara (usei açúcar branco)
4 gemas de ovo
2 colheres de sopa de sumo de laranja
1 a 2 vagens de baunilha
Vidrado de laranja q.b. (sem a parte branca - usei 3 cascas)
Açúcar demerara q.b. para queimar (usei mascavado)

Preparação:Aqueça o forno a 150°C. Leve o leite ao lume juntamente com 100 ml de natas. Abra a vagem de baunilha ao meio e, com a ajuda de uma faca, retire bem as sementes. Acrescente ao leite as sementes de baunilha, a vagem, a casca de laranja e deixe que comece a fervilhar. Numa taça, bata as gemas com o açúcar. Retire o leite aromatizado do lume e junte a restante nata fria e o sumo de laranja. Envolva bem e acrescente progressivamente às gemas envolvendo sempre com umas varas. Coe por um passador fino e distribua o preparado pelas taças enchendo cada uma até dois terços. Coloque as taças num tabuleiro de forno. Com cuidado, encha o tabuleiro com água quente até metade da altura das taças e leve ao forno a cozer durante 40 minutos, aproximadamente. O creme deve ficar firme, mas com uma pequena ondulação ao centro (quando arrefecer, o creme irá assentar). Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Logo que as taças estejam frias, reserve no frigorífico até pouco antes de servir (pode conservar estes cremes refrigerados até 3 dias). Retire as taças do frigorífico 10 minutos antes de servir. Polvilhe com açúcar demerera e caramelize com a ajuda de um maçarico. Sirva de imediato.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Ficou tão amoroso com esse coração :)
    Sem dúvida uma excelente sugestão.
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. Bem cremoso e esse toque da baunilha com a laranja só pode ser magnifico! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adoro crème brûlée :D Mais do que leite creme. Esse parece mesmo bom e cremoso! Adorei o açúcar em forma de coração ;)

    ResponderExcluir