quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Rolitos com molho cremoso de abóbora e crocante de presunto




Estes rolitos da Milaneza são ideais para pratos com molho, pois "agarram" o molho pelo formato que têm e resultam em refeições deliciosas! Desta vez fiz um prato com um molho cremoso e ainda lhe juntei queijo de cabra, que derreteu ligeiramente, ficando muito suculento. Eu adoroooooo massas, sejam secas ou frescas, feitas por mim. Gosto de pastas de toda a maneira, só com molho, com carne, peixe, mariscos ou legumes. É o tipo de ingrediente que estimula a imaginação e que permite refeições rápidas e maravilhosas com o que tivermos no frigorífico.

Ingredientes para 4 pessoas:
300 gr de Rolitos Milaneza
1 cebola média
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
Meia abóbora manteiga (cerca de 500 gr)
150 gr de queijo chevre
2 dl de nata 
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
4 fatias de presunto
Sal e pimenta qb
Tomilho fresco qb (3 raminhos, aproveitar só as folhas)

Preparação:
Coza a massa em água e sal, conforme as indicações do pacote. Depois escorra, deite-lhe um fio de azeite, mexa e reserve.
Descasque e corte a abóbora em cubos. Numa frigideira funda deite o azeite, a cebola e os alhos picados e a abóbora em pedaços pequenos. Tempere com sal e um pouco de tomilho fresco e deite estufar em lume médio com a caçarola destapada. Quando a abóbora estiver bastante macia, mexa com um garfo para ajudar a desfazê-la e junte as natas. Deixe cozinhar mais um minuto, retifique de sal e tempere também com um pouco de pimenta moída na altura e desligue o lume. Envolva este molho com a massa previamente cozida.
Corte as fatias de presunto em tirinhas e frite-as na própria gordura numa frigideira anti aderente até ficarem crocantes. Corte o queijo em fatias. No momento de empratar, deite a massa já com molho de abóbora nos pratos, coloque o queijo por cima (vai derreter com o calor da massa), junte tirinhas de presunto crocante, sementes de abóbora e mais algumas folhas de tomilho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




4 comentários:

  1. Ainda não experimentei essa massa! Mas da maneira que gosto de massas tenho a certeza que vou gostar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. As sementes de abóbora são frescas ou secas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda :)
      São secas, tipo pevides, mas sem sal. Encontra à venda nos supermercados pacotes só desta semente.
      beijinho. Susana

      Excluir
  3. Realmente a forma é boa para pratos com molho! Como esse, que deve ter ficado uma delícia :)

    ResponderExcluir