domingo, 10 de janeiro de 2016

Lombinhos de porco com trouxas de batata doce e couve lombarda


A estrela deste prato não são propriamente os lombinhos de porco, mas sim o acompanhamento. Eu gosto muito de batata doce de todas as maneiras, mas nunca tinha feito assim. Tinha cá umas amigas a jantar, pessoas especiais, que não vejo muitas vezes, mas com quem a amizade se mantém há 20 anos e com quem é sempre um prazer muito grande estar. Fiz várias entradas e petiscos e duas sobremesas. Como prato principal fiz estes lombinhos de porco com castanhas, mas quis juntar um acompanhamento diferente. Tive a ideia de "embrulhar" o puré de batata doce em couve lombarda e ficou mesmo uma maravilha. Espero que gostem da sugestão.

Ingredientes para 6 pessoas:
2 lombinhos de porco (1 kg a 1,2 kg)
6 folhas grandes de couve lombarda (as maiores, da parte de fora da couve)
750 gr de batata doce
1 cebola
3 dente de alho
Meio alho francês
3 ramos de tomilho
Sal e azeite qb
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda 
0,5 kg de castanhas 
200 gr de tomates cereja ou chucha mini

Preparação: 
Comece por fazer o puré de batata doce. Num tacho deite 1 dl de azeite e junte 1 alho esmagado, a babata doce descascada e cortada em cubos, a cebola também em cubos e o alho francês em rodelas grossas. Tempre de sal e junte um raminho de tomilho, tape o tacho e deixe estufar em lume brando. De vez quando abane o tacho e junte um bocadinho de água (muito pouca, algumas colheres de sopa) para que os legumes não se peguem. Deixe estufar até os legumes estarem bem cozinhados, no fim triture tudo com a varinha mágica, reserve, deixando arrefecer.
Corte os lombinhos de porco em nacos com cerca de 10 cm. Tempere-os só com sal. Deite 0,5 dl de azeite numa frigideira anti-aderente e toste os nacos de porco de todos os lados, selando a carne para ela ficar cozinhada por fora e manter os sucos por dentro. Vai ficar ainda crua por dentro, pois será terminada no forno. Retire e reserve.
Ferva água abundante num tacho. A água deve ser temperada com sal. Quando estiver a ferver, coloque as folhas de couve inteiras e escalde-as por 40 segundos. Retire com cuidado e reserve. Estenda cada folha numa tábua ou na bancada da cozinha, coloque duas colheres de sopa de puré de batata doce (já arrefecido) e enrole as folhas, fazendo trouxas. Disponha-as num tabuleiro de forno untado com um fio de azeite. Junte os tomates cereja.
Voltando à carne... num almofariz coloque sementes de mostarda, grãos de pimenta e dois dentes de alho, esmague com o pilão e tempere a carne com esta mistura. Coloque os pedaços de carne num tabuleiro de forno, junte um generoso fio de azeite e toda a gordura e sucos resultantes da fritura da carne na frigideira. Junte as castanhas à carne, depois de temperadas com umas pedras de sal.
Leve o tabuleiro da carne, bem como o das trouxas de couve, ao forno por 20 minutos a 190º.
Depois de pronto, sirva tudo em conjunto.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários:

  1. Já há muito tempo que não como umas boas trouxas e com batata doce nunca fiz. Adoro batata doce! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Também adoro batata-doce! Assim, para além da apresentação fantástica, ficam uma delícia :)

    ResponderExcluir