terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Espetadas de tamboril com estufado de legumes


A época das festividades natalícias foi mesmo como pertence: cheia de abusos! Abuso de queijos, de doces, de petiscos, de jantaradas. É bom, sabe bem de vez em quando, mas agora é tempo de voltar a imaginar uns pratos mais saudáveis e práticos, pois precisamos de nos alimentar bem e de forma prática e rápida, pelo menos durante a semana, quando o tempo parece cada vez mais escasso...
Um destes dias a peixaria do LIDL tinha tamboril fresco, inteiro, com muito bom aspeto. Trouxe um para fazer espetadas dos lombos (mandei partir em pedaços grandes e aproveitei as outras partes com mais osso e cartilagem para fazer sopa de peixe). Cheguei a casa e vi o que tinha de legumes e leguminosas. Normalmente tenho sempre frascos de feijão e grão já cozido, o que dá imenso jeito, seja para sopa, seja para um acompanhamento rápido. Este estufado ficou uma espécie de feijoada só com legumes, sem carne. Aliás, até serviu para acompanhar o peixe e garanto-vos que é uma combinação muito boa. 


Ingredientes para 4 pessoas:
1 frasco de feijão branco cozido (400 gr)
200 gr de batata doce
400 gr de couve coração
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
Sal qb
1 kg de lombos de tamboril
Ervas aromáticas (tomilho ou tomilho limão, erva príncipe, louro)
Sumo de uma lima
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação:
Lave todos os legumes e corte-os em cubos pequenos. Deite azeite num tacho, junte os alhos laminados, a cebola picada e refogue ligeiramente. Junte a cenoura em cubos. Tempere de sal e deixe cozinhar. Passados 5 minutos junte a couve cortada em juliana e a batata doce em cubos. Volte a adicionar sal e junte um raminho de tomilho. Quando os legumes estiverem praticamente cozinhados, junte o feijão e envolva bem. Retifique de sal e pimenta.
Tempere o peixe com umas gotas de lima, um fio de azeite, sal qb e tomilho limão. Faça espetadas com pedaços de tamboril com cerca de 8 x 8 cm e intercale-os com as ervas aromáticas. Leve a grelhar cerca de 2 minutos de cada lado de forma a que os cubos de peixe fiquem cozinhados de todos os lados, mas sem que fiquem muito secos.
Por fim derreta 2 colheres de sopa de manteiga, junte sumo de lima e regue o peixe que deve ser servido com o estufado de legumes.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Uma refeição bem equilibrada e deliciosa, que boa sugestão Susana :)
    Beijinhos
    Ana Costa || wwww.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. As espetadas branquinhas e tão apetitosas :D O acompanhamento também parece uma delícia :)

    ResponderExcluir