domingo, 3 de janeiro de 2016

Bolo de marmelos e maçãs com mel # Feliz 2016



Primeiro domingo do ano, primeiro bolo, porque eu sei que vocês gostam muito de bolos!! Certo? :)
Espero que tenham entrado com muito boa energia em 2016. Eu entrei! Foi uma passagem de ano boa, foi junto ao mar, o que me deixa sempre apaixonada... adoro o mar e a praia, amo mesmo muito, é o meu ambiente e gosto de começar o ano perto do som, do cheio e da energia do mar. Este ano visitei duas praias que me dizem muito: São Martinho do Porto, onde aprendi a nadar em pequena e passei férias grandes durante a infância, e Peniche, que é "a nossa praia", minha e do meu marido, o local de tantas recordações boas, de tantos momentos felizes, de tantas férias espetaculares.
Começar o ano de forma feliz é bom e traz um sentimento positivo, mas temos que nos esforçar diariamente para construir essa felicidade. Afinal, é isso que andamos cá a fazer... pelo menos a tentar! Nesta aventura das paparocas é a mesma coisa, existe um trabalho constante, um esforço em evoluir, em inovar, em agradar a quem nos lê, a quem nos segue. No meu caso, escrevo este blog exclusivamente por diversão e pelo sentido da partilha e não por nenhum motivo comercial ou profissional. Já me questionei se faz sentido continuar com a partilha porque nem sempre o retorno de quem nos lê é muito, mas as mensagens simpáticas que vão surgindo acabam por dar alento. Por outro lado, eu gosto mesmo de partilhar as minhas ideias, por isso, como já tenho referido, continuo enquanto me der prazer e não me causar stress. Sim, porque ter um blog, por muito que gostemos do "nosso bebé", causa algum stress e dá trabalho e a vida profissional nem sempre permite a dedicação que ambicionamos dar ao projeto.
Por enquanto, espero continuar por cá, pelo menos enquanto vocês continuarem por aí ;) Deixem os vossos comentários, sugestões, perguntas, é isso que dá motivação. Sigam também a página no facebook (VEJAM AQUI) e divulguem pelos vossos amigos. A partilha só faz sentido se houver quem a queira aceitar.
Desejo a todos muita saúde, otimismo, amizade, criatividade, força e coragem para 2016. Façam por ser felizes, não deixem as coisas por dizer, as boas e as menos boas, não deixem cozinhados por preparar nem paparocas por provar ;) Muito bom ano para todos! E agora o bolo...

Ingredientes:
200 gr de açúcar mascavado
120 gr de manteiga sem sal
80 gr de mel
3 maçãs royal gala e 2 marmelos maduros
Sumo de 1 laranja + vinho do Porto qb ou um vinho licoroso de qualidade (usei D. Elvira, da Adega de Arruda) + 2 colheres de sopa de açúcar mascavado para cozer as maçãs
300 gr de farinha para bolos (já com fermento)
4 ovos
1 colher de cafe de canela em pó
60 gr de amêndoa laminada
 
Preparação:
Para este bolo cozi as maçãs e assei os marmelos, mas podem cozer tudo ou assar tudo. Eu fiz assim para conseguir diferentes texturas. Os marmelos foram assados com pele para ficarem com mais textura, as maçãs cozidas e ficaram mais molinhas. Cortei os marmelos em quartos, polvilhei com um pouco de açúcar mascavado, deitei um pouco de água no tabuleiro do forno para não queimar e assei-os cerca de 40 minutos no forno a 190º. Virei a meio da cozedura. Se estiverem a pegar, junte um pouco mais de água.
As maçãs foram descascadas, cortadas em cubos e cozidas num tacho com o sumo de uma laranja, 2 cálices de vinho licoroso e um pouco de açúcar.
Depois da fruta cozinhada, corte os marmelos em pedaços (mantenha a pele) e reserve tudo para que arrefeça. Pré aqueça o forno a 190º.
Na batedeira elétrica, bata o açúcar com a manteiga durante 4 a 5 minutos. Depois junte o mel e apenas 1 dl do suco de cozer as maçãs (vinho licoroso e sumo de laranja). Bata mais um pouco. Vá juntando os ovos um a um e batendo entre cada adição. Por fim, junte a farinha peneirada. Bata apenas mais um minuto. Retire a taça da batedeira e junte à massa toda a fruta (maçãs, marmelos e amêndoa laminada, reservando alguma para decorar em cima). Misture bem para que a fruta se envolva na massa e deite o preparado numa forma retangular untada (vai obter uma massa com uma consistência parecida com a do Bolo Inglês). Por cima deite o resto da amêndoa laminada. Leve ao forno durante 45 minutos. Se, a meio da cozedura, o bolo estiver a ficar demasiado tostado, tape com folha de alumínio.
Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Corte em fatias e sirva com chá, é um bolo mesmo bom para dias frios... Ou sirva com mais um cálice de vinho licoroso para combater ainda melhor o frio ;)

Bom apetite! Bom ano novo!





2 comentários:

  1. Espero que continues com o blog! :) É verdade que rouba tempo e provoca sempre algum stress, mas acho que acaba por compensar :)
    Esse teu bolinho parece delicioso :D

    ResponderExcluir