quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Almôndegas com esparguete e molho de cenoura


Há muito que não fazia almôndegas caseiras, temperadas e moldadas por mim, dando-lhes o sabor e consistência que prefiro. Tinha carne de vaca para outra preparação, mas achei que não era suficientemente tenra para o que pretendia, por isso resolvi picá-la e fazer almôndegas. Depois constatei que não tinha tomate para fazer molho e resolvi fazer um molho de cenoura. Além de ter ficado muito saboroso, permitiu incluir um legume nesta refeição. Este prato é a prova de que, na cozinha, tudo se pode transformar em algo diferente da nossa ideia inicial. E, mesmo que não tenhamos à mão todos os ingredientes  desejados, certamente haverá no frigorífico um substituto que também resultará numa refeição deliciosa. Eu optei por esta combinação de sabores e temperos para as almôndegas, mas a ideia é cada um escolher os aromas que mais gostar e preparar algo fantástico! Inspirem-se :)

Ingredientes para 4 pessoas:
500 gr de carne de vaca
50 gr de queijo da ilha
1 raminho de salsa fresca
1 raminho de tomilho
2 colheres de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de colorau
Pimenta e sal qb 
1 ovo inteiro
50 gr de pão ralado

Preparação:
Pique a carne. Eu piquei na picadora (um processador de alimentos, tipo picadora comum, mas com mais capacidade). Piquei-a duas vezes porque queria uma consistência muito macia para as almôndegas. Depois de picada, coloque a carne numa tigela grande. Junte o queijo ralado, a salsa picada, o tomilho picado, o açafrão e o colorau em pó e o dente de alho ralado. Tempere com sal e pimenta. Adicione também o ovo para envolver tudo e trabalhe o preparado com as mãos. Vá juntando pão ralado até obter a consistência desejada e ficar tudo bem misturado. Por fim, molde as almôndegas com as mãos para obter bolas mais ou menos do mesmo tamanho.
Deite azeite numa frigideira e frite aí as almôndegas, tendo o cuidado de as ir virando para cozinharem uniformemente. O tempo de cozinhado será entre 12 a 15 minutos.

Para o molho: uma cebola grande, 3 cenouras grandes, azeite, sal e tomilho qb, vinho branco qb e 1 dente de alho. Pique a cebola e as cenouras, de modo a ficarem quase desfeitas. Deite um generoso fio de azeite num tacho. Junte as cebola, alho, cebola e um pezinho de tomilho. Tempere de sal. Deixe estufar até a cenoura estar muito macia. Quando estiver a secar, refresque com um pouco de vinho franco. Quando a cenoura estiver cozinhada, triture com a varinha mágica e junte um pouco de água de cozer o esparguete até obter a consistência de um molho grosso. Retifique de sal e tempere também com um pouco de pimenta. Envolva no esparguete depois de cozido em água e sal e escorrido.

Sirva a massa envolvida no molho e coloque por cima as almôndegas. Polvilhe com ervas a gosto (usei uma mistura de ervas finas secas).

Bom apetite!Comam bem e de forma saudável!




2 comentários:

  1. Olá!

    Adorei a sugestão e adorei o molho!

    Acho que tens razão: mesmo quando não temos os ingredientes todoa que está naquela receita que quwriamos mesmo fazer, com imaginação e o que há no frigorifico podemos fazer coisas ótimas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Esse molho de cenoura soa muito bem :)

    ResponderExcluir