terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Spicy cookies sem glúten # Sugestões de Natal



Depois de ter participado num showcooking da marca Nacional, onde tomei contacto com esta farinha sem glúten, esta foi a primeira receita que fiz para usar este produto. Como se trata de amido de milho, as bolachas ficam muito fofas, eu já tinha experimentado bolachas com amido de milho e tive sempre bons resultados, mas estas ficaram ainda mais deliciosas. 
São simples de fazer e penso que constituem uma boa opção para fazer parte de cabazes de Natal, para quem gosta de fazer prendinhas personalizadas para amigos e familiares. Fica a ideia :)
E hoje é dia 8 de dezembro, o dia em que, tradicionalmente, se monta o presépio e a árvore. Como já fiz as minhas decorações, vou aproveitar o feriado para comprar as prendas de Natal. desejo um bom dia a todos!

Ingredientes para cerca de 60 bolachas:
500 gr farinha sem glúten da Nacional
200 gr açúcar
100 gr manteiga sem sal
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de café de cravinho moído
1 colher de café de noz moscada moída

Preparação:
Envolva todos os ingredientes e amasse até obter uma massa consistente. Faça uma bola e guarde, dentro de um saco de plástico, por 20 minutos no frigorífico.
Depois estique a massa com o rolo (cerca de meio cm de espessura) e corte as bolachas no formato que preferir. Coloque-as num tabuleiro de forno untado e leve ao forno a 190º cerca de 12 minutos (um pouco mais se preferir as bolachas mais douradas e se elas tiverem ficado muito altas/espessas, pois assim demoram mais a cozer).
Eu deixei-as muito macias, cozeram mesmo só os 12 minutos e ficaram suculentas e macias. Quando moldarem a massa, tenham em atenção que não fica elástica, mas sim do género de uma massa areada, tem que ser bem moldada com as mãos e a ajuda do rolo e depois cortadas com o cortador. Mas depois de cozidas e arrefecidas ficam perfeitas e não se desfazem.

Bom apetite e boas festas!


5 comentários:

  1. Que bom que existe essa farinha sem glúten! Cá em casa ninguem é intolerante mas é bom que haja essas opções para quem não pode come alimentos com gluten! As bolachas ficaram fantasticas! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também ninguém é intolerante, mas é bom ver que existem estes produtos cada vez mais à disposição. A farinha faz umas bolachas ótimas!
      Beijinho. Susana

      Excluir
  2. Que bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que lindas bolachinhas :D Não conhecia a farinha, tenho de experimentar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta. Eu gostei, as bolachas ficaram muito macias mesmo.
      Beijinhos. Susana

      Excluir