domingo, 13 de dezembro de 2015

Paté de fígado com pimenta rosa # Sugestões de Natal


Esta receita de paté é boa para oferecer, para juntar a um cabaz de Natal com outros miminhos, como compotas, bolachas ou azeites aromatizados. Também é uma boa ideia para compor a mesa de natal com um paté caseiro, faz uma boa entrada só com pão ou tostas ou a acompanhar um chutney de maçã ou marmelos assados, por exemplo.

Se fizerem o paté para oferecer, para o conservar, coloquem-no num frasco esterilizado que feche bem e, antes de o fecharem, deitem manteiga clarificada por cima. A manteiga vai solidificar e formar uma capa de gordura que protege o paté.
A manteiga clarificada é a manteiga depois de retirados os resíduos líquidos de água, soro, entre outros, ficando apenas a gordura. Para o fazer coloque uma porção de manteiga sem sal num tachinho em lume muito brando até derreter. Retire para um recipiente de vidro e deixe em repouso até ver que a gordura se separou do líquido. Retire a espuma e os resíduos que ficam à superfície com uma colher e utilize apenas a gordura. Isto também pode ser feito em banho maria.

Ingredientes:
700 gr de fígados de aves ou de porco
3 colheres de sopa de manteiga + manteiga sem sal qb para a manteiga clarificada
3 colheres de sopa de aguardente
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta moída qb
3 colheres de sopa de pimenta rosa em grão

Preparação:
Comece por cozinhar os fígados em 3 colheres de sopa de manteiga, temperados com pouco sal e bastante pimenta moída na altura. Depois junte 3 colheres de sopa de aguardente velha e deixe cozinhar numa frigideira até os fígados estarem no ponto, sem deixar secar em demasia. Se os fígados estiverem cortados em pedaços, isto demora não mais do que 15 minutos. Depois de arrefecidos, triture no processador de alimentos até obter uma pasta. Neste momento junte uma colher de sobremesa de vinagre balsâmico e, depois de tudo pronto, 3 colheres de sopa de pimenta rosa em grão. Misture.
Também pode aromatizar este paté com ervas a gosto, por exemplo alecrim ou tomilho ou com outras pimentas ou outras bebidas (vinho do Porto em vez de aguardente, por exemplo).

Bom apetite e boas festas!

3 comentários:

  1. O meu marido detesta! Eu gosto muito! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que ótima sugestão Susana!
    Acho que vou experimentar para este Natal :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de fígado, mas o paté parece muito bom :)

    ResponderExcluir