segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tacinhas de massa philo com creme de salmão e queijo



Falta pouco mais de um mês para o Natal, as ruas já estão todas enfeitadas, muitas pessoas já andam a pensar nos presentes e outras tantas a pensar na ceia de Natal. Para quem gosta de cozinhar e comer, esta é uma das melhores partes :) o jantar de Natal! Eu costumo organizar uma lista de entradas e sobremesas que quero ter na mesa nessa noite. Escolho também o prato principal (normalmente faço um prato de bacalhau diferente todos os anos). Depois distribuo as sobremesas a fazer pelos familiares e trato de organizar tudo, pois a noite de Natal é sempre passada cá em casa.
As entradas são algo a que dou muita importância porque gosto muito e todos cá em casa adoram, além disso acho que fazem uma mesa bonita, ainda antes de nos sentarmos em redor do prato principal. Na minha família e grupo de amigos somos todos muito "petisqueiros" e perdemo-nos em entradinhas, salgadinhos e miminhos do género que, muitas vezes, já deixam a barriga meia cheia para o que vem a seguir. Mas, nesta altura do ano, há mesmo é que fazer o gosto ao dente e à gula, que a contagem das calorias vem depois ;)
Espero que gostem desta sugestão de entrada. A partir de agora vou publicando algumas receitas alusivas ao Natal para vos abrir o apetite para esta época especial. Beijinho para todos!

Ingredientes para 6 pessoas:
3 folhas de massa philo
300 gr de salmão fumado
3 colheres de sopa de queijo creme Regional Cremoso, da Saloio
Ervas frescas aromáticas a gosto (salsa, coentros, cebolinho)
Sal e pimenta qb
Sumo de limão qb
Azeite qb

Preparação:
Pré aqueça o forno a 170º. Junte as 3 folhas de massa philo e corte-as em cícurlos de cerca de 10 cm de diâmetro (os cículos têm que ser um pouco maiores do que as formas, eu utilizei forminhas bastante pequenas, com 6 cm de diâmetro).
Coloque 3 folhas já em formato redondo em cada forma. As folhas de massa philo devem ser pinceladas com um pouco de azeite e depois de juntas, 3 a 3, devem ser ajeitadas com os dedos nas formas para tomarem o seu formato.
Na picadora ou processador de alimentos coloque o salmão fumado, o queijo creme, umas gotas de limão a gosto e triture tudo muito bem. Junte as ervas aromáticas e um pouco de pimenta moída na altura, triture mais uma vez e coloque o preparado num saco de pasteleiro com um bico em forma de estrela.
Leve as forminhas ao forno até obter umas tacinhas de massa douradas (cerca de 10 minutos). Retire-as do forno, deixe arrefecer e depois encha cada uma com a pasta de salmão e queijo. Termine com uma das ervas aromáticas, eu decorei com salsa frisada.
Dica: pode utilizar esta ideia das tacinhas para as rechear com o que preferir: queijo e nozes, queijo e compota, mistura de alheira com maçã e espinafres, etc.

Bom apetite e Boas Festas!



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, este creme fica muito saboroso e aromático. Pode ser servido em tostas, mas assim fica mais bonito :)
      Beijinho. Susana

      Excluir
  2. Que bonitas! Fazem um vistanço numa mesa de festa! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois fazem :) e podemos recheá-las com o que mais gostarmos.
      beijinho. Susana

      Excluir
  3. que lindas!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Parece-me uma entrada linda para ser servida no Natal! Não tenho esse costume, mas realmente é giro estar com familiares com entradinhas fofas como esta :)

    ResponderExcluir