segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Focaccia de alecrim, azeitonas e alheira



Aqui está a minha primeira receita cozinhada no forno a lenha. Fiz uma focaccia inspirada na do livro "Clara de Sousa - As minhas receitas 2". Adaptei a receita, juntando-lhe azeitonas e alheira para a enriquecer. Ficou muito boa, crocante por fora e fofa por dentro. Em relação ao forno a lenha, esta primeira experiência correu bem, mas não a 100%. Tinha um tabuleiro com coelho e uma peça grande carne de porco. Acendi o forno, queimei bastante lenha (demorou 2 horas e meia), mas penso que "perdi" os primeiros 20 a 30 minutos de calor do forno, pois não coloquei o tabuleiro assim que o forno ficou branco. A focaccia cozeu na perfeição e a carne esteve 2 horas no forno, que foi o suficiente para cozinhar o coelho, mas não o porco. Como o forno já não estava quente, tive que terminar a carne durante 30 minutos no forno elétrico.
De qualquer das formas, acho que identifiquei os erros e para a próxima vou ajustar os tempos. A carne ficou excelente, tostada, mas nada seca, com molho e saborosa. Deixo-vos com a receita da focaccia.

Ingredientes:
1 saqueta (11 gr) de fermento de padeiro seco
200 ml de água tépida
320 gr de farinha T55 sem fermento
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal fino
Alecrim qb
Azeite qb
Flor de sal qb
Meia alheira
2 colheres de sopa de azeitonas pretas
Preparação:
Numa taça grande dissolva o fermento com a água. Junte a farinha, o mel e o azeite. Amasse durante 5 minutos, junte o sal e continue a amassar vigorosamente até obter uma massa elástica e macia. O processo pode ser feito manualmente ou na batedeira com o acessório amassador.
Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano de cozinha e deixe descansar 20 minutos. Depois retire a massa para a bancada enfarinhada, estique-a em forma retangular, dobre ao meio e ao meio de novo de modo a obter um quadrado com 4 camadas. Isto é fundamental para uma massa mais leve e arejada. Coloque a massa num tabuleiro untado com cerca de 20x20 cm. Cubra com o pano de cozinha e deixe repousar 1 a 2 horas, dependendo da temperatura ambiente.
Depois de ter levedado, estique a massa com as mãos para cobrir todo o tabuleiro, pincele com azeite, salpique com flor de sal, o alecrim e junte pedaços de alheira (sem pele) e azeitonas descaroçadas. Deixe descansar mais 30 minutos. Depois, com as pontas dos dedos, faça buraquinhos na massa. Leve ao forno pré aquecido a 200º por 30 minutos. A minha cozeu no forno a lenha durante 20 minutos. Depois de a retirar do forno, pincele com mais um pouco de azeite.
Ficou estaladiça por fora e fofa e macia por dentro. As azeitonas e a alheira fui eu que acrescentei à receita. Em vez de a colocar num tabuleiro, usei o tabuleiro das pizzas.




3 comentários:

  1. Gosto tanto! Qualquer tipo de pão para mim é ótimo! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. que linda!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz nada em forno a lenha! Pelos vistos tu é que te saíste muito bem, nem parece que não tens experiência com o forno :) A focaccia ficou com um aspeto fantástico :D

    ResponderExcluir