domingo, 1 de novembro de 2015

Delícias de castanha e chocolate




O desafio deste mês no "Grupo Dia Um... Na Cozinha" era fazer uma iguaria com castanhas. Eu gosto muito de castanhas e consumo-as durante todo o outono e inverno. Faço-as cozidas, assadas, fritas (na Actifry ficam uma delícia), utilizo-as em bolos e, desta vez, utilizei num doce diferente. A expressão "iguaria" sugere-me algo pequeno, delicado e delicioso, por isso puxei pela imaginação e inspirei-me em algumas ideias para confecionar estas delícias de castanha e chocolate. Fiquei satisfeita com o resultado, acho que ficaram muito bonitas e o contraste entre o crocante da base e o doce cremoso ficou maravilhoso.
Espero que gostem da sugestão. Tenham um bom mês de novembro e usufruam do que o outono tem para nos oferecer. Já que o verão se foi embora (oh tristeza...), desforremo-nos a comer paparocas quentinhas e boas. Como as castanhas ;)

Nota: Esta receita rende cerca de 15 docinhos, sendo que utilizei formas bastante pequenas, com 6 centímetros de diâmetro.


Ingredientes:
Para a base das mini tartes:
150 gr de farinha sem fermento
80 gr de manteiga sem sal
50 gr de açúcar branco
50 gr de amêndoa com casca moída/triturada

Para o creme:
150 gr de chocolate para sobremesas (45% cacau)
30 gr de açúcar branco fino
100 de queijo mascarpone
150 gr de creme castanha (150 gr de castanhas cruas, 75 gr de açúcar, 0,4 dl de água, 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha)
50 gr de chocolate branco
Algumas castanhas inteiras para decorar

Preparação:
Primeiro faça o creme. Coza as castanhas só com água até estarem muito macias. Eu utilizei das congeladas, mas é claro que podem cozer das frescas, retirando-lhes depois a pele. Reserve algumas castanhas mais mal cozidas para enfeitar. Com a água e o açúcar faça uma calda até atingir ponto de pasta (103º no termómetro). Depois de cozidas, triture as castanhas no processador de alimentos ou com a varinha mágica de forma a ficarem muito bem desfeitas e sem grumos. Depois vá juntando a calda de açúcar em fio. Vá mexendo ao lume, num tacho. Junte a baunilha. Quando tudo estiver bem incorporado e tiver obtido um doce cremoso em ponto de estrada, está pronto. Isto por si só já é uma delícia, já tenho feito outras vezes e adoro! Pode ser guardado em frascos esterilizados e fica um doce de castanha muito bom (nesse caso, multipliquem as quantidades para render vários frascos de doce). Desta vez serviu de base para esta sobremesa.
Seguindo a receita, bata bem o queijo mascarpone com o açúcar, junte o chocolate derretido em banho maria. Junte o creme de castanha e misture tudo muito bem. Coloque num saco de pasteleiro e deixe-o a arrefecer no frigorífico.
Depois prepare as bases destas delícias de castanha e chocolate. Misture a farinha com a manteiga, o açúcar e a amêndoa moída até obter uma massa tipo crumble. Unte pequenas forminhas, coloque um pedaço de massa em cada uma e molde com os dedos, forrando as formas. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 12 minutos. Assim que retirar as formas do forno, enquanto a massa está mole, calque ligeiramente para obter pequenas tacinhas onde vai colocar o creme de castanha. Depois deixe arrefecer totalmente e desenforme as bases, que vão ficar com uma consistência de bolacha.
Com o saco de pasteleiro recheie cada "tacinha".  Derreta o chocolate branco em banho maria e envolva cada uma das castanhas cozidas inteiras no chocolate branco. Deixe arrefecer em cima de papel vegetal para que o chocolate voltar a solidificar. Coloque uma castanha em cada docinho. Sirva e surpreenda com este doce outonal e delicioso. Bom apetite!









8 comentários:

  1. Essas tacinhas ficaram um mimo! É uma receita simples, deliciosas e com uma apresentaçao 5 estrelas! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto guloso!!

    Que excelente sugestão para celebrar esta época :P

    https://deaprendizachef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Devem ser mesmo boas, estas delicias! Ficaram lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Susana que excelente sugestão. Uma ideia simples e que fica sempre bem numa mesa. Já estou a imaginar umas delicias destas na mesa de Natal. Fáceis de pegar e devorar :)
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Que bom aspeto!!
    Devem ser deliciosas
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Deve ser tão bom!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Deliciosas mesmo, pelo aspeto, pois o sabor ainda não chega cá!!
    Bjs.
    Paula

    ResponderExcluir
  8. Estão mesmo com um aspeto delicioso! ;)
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderExcluir