sábado, 14 de novembro de 2015

Bolo de noz, figos secos e mel



Este fim de semana estava mesmo a apetecer-me um bolo outonal, com ingredientes e sabores quentes e fortes, que fossem reconfortantes neste outono, que até tem estado muito soalheiro, mas já faz apetecer castanhas e bolos "bons para o chá". Como já tinha feito uns doces com castanha recentemente e também já tenho por aqui receitas doces com abóbora e batata doce, desta vez resolvi juntar figos secos e nozes na nova criação. Afinal é uma combinação bem tradicional. Adicionei também mel e um vinho licoroso para dar ainda mais aroma a tudo. O cheiro que ficou na cozinha enquanto o bolo cozeu foi magnífico. O bolo fica castanho devido ao mel, aos figos e ao açúcar mascavado, fica um bolo quente e delicioso, bom para acompanhar chá ou café bem quente e bem grande ;)
Espero que gostem! Desejo-vos um bom fim de semana.
Ingredientes:
150 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar amarelo (usei mascavado claro)
70 gr de mel (usei mel de eucalipto)
200 gr de farinha de trigo
180 gr de miolo de noz finamente picada
125 gr de figos secos
4 ovos médios
2 colheres de sopa de vinho licoroso, abafado ou Porto (usei licoroso D. Elvira da Adega de Arruda)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de canela em pó

Preparação:
Na batedeira elétrica bata a manteiga com o açúcar e o mel até obter uma mistura fofa. Junte o vinho licoroso, os figos picados e a noz finamente picada. Depois junte os ovos um a um e bata entre cada adição. Quando estiver tudo bem incorporado e obtiver uma mistura homogénea, junte os elementos secos, já fora da batedeira elétrica. Misture a farinha com o fermento, a canela e o bicarbonato e envolva isto tudo delicadamente na massa. Deite numa forma redonda sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno pré aquecido a 190º durante 45 a 50 minutos (faça o teste do palito ao fim de 45 m para ver se a massa está cozida). Decore com açúcar em pó e "sandes" de figos secos com nozes.





4 comentários:

  1. Gosto muito de bolo de figos! Quinta fui às comoras e ja encontrei à venda, mas não tinham aquele aspeto que eu queria! Vou esperar que apareçam uns bem jeitosos e depois vou abastecer-me pois duram muito tempo em casa! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho arranjado "caseiros", mas comprei uns bons, macios e suculentos no supermercado.
      Também gosto de ter durante todo o outono e inverno :)

      Excluir
  2. AONDE COMPRAR ESSE BOLO PRONTO? AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina. Eu não faço por encomenda este bolo foi feito por mim em casa :) Mas pode seguir a receita e experimentar fazer, é muito bom!
      Bjs
      Susana

      Excluir