terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bacalhau Serrano


O bacalhau vem das terras frias, dos mares do norte, mas todos os outros sabores têm origem bem portuguesa. Queijo da Serra, presunto também serrano e broa de milho (esta ainda chegou até mim morna, estaladiça e deliciosa) foi o que resolvi juntar ao fiel amigo desta vez. Acho que cada vez gosto mais de bacalhau e de o conjugar com todo o tipo de ingredientes, dos mais tradicionais, como foi o caso desta vez, aos mais diferentes e que possibilitem brincar um pouco com o sabor do bacalhau. Devemos ser o país do mundo onde um dos ingredientes mais consumidos e apreciados não tem origem nacional. O bacalhau não se pesca nas nossas águas, mas a cura e o modo de preparar, aos portugueses devem o bom sabor que se consegue no resultado final de magníficos pratos de bacalhau. 
Este Bacalhau Serrano é um prato forte, bom para ser apreciado num dia frio. Depois de o comer já não se vai lembrar que é outono lá fora e que o bacalhau veio dos mares gelados do norte da Europa. Vai ficar com o coração quente e o palato muito satisfeito, de certeza :)

Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau do lombo
2 colheres de sopa de queijo da Serra
4 fatias de presunto serrano
2 fatias de broa de milho
Meia couve coração
2 dl de azeite
3 dentes de alho

Preparação:
Depois de demolhado ou descongelado (neste caso usei postas do lombo prontas a consumir da Riberalves), retire a pele ao bacalhau. Coloque um fio de azeite num tabuleiro de forno e coloque o bacalhau no tabuleiro. Regue com mais azeite (cerca de 1 dl no máximo) e leve ao forno pré aquecido (importante estar à temperatura correta quando recebe o bacalhau) a 200º por 12 a 15 minutos, até que a posta esteja a lascar. Ao mesmo tempo coloque no forno (num tabuleiro à parte) as fatias de broa, bem como as fatias de presunto, para que fique tudo tostado e crocante (cerca de 8 minutos). 
Entretanto prepare a couve. Lave-a, corte-a em juliana e salteie numa frigideira com azeite e alhos laminados. Reserve.
Quando o bacalhau e o pão estiverem prontos, retire do forno, regue cada fatia de broa com azeite e esfregue com um dente de alho esmagado, coloque na ardózia ou prato de servir. Disponha, por cima da broa, um pouco de couve coração, por cima coloque o lombo de bacalhau e, por fim, uma colherada de queijo da Serra, que vai derreter com o calor do bacalhau. Termine com o crocante de presunto, mais couve salteada e regue com o azeite de assar o bacalhau.

Bom apetite!



 
 

4 comentários:

  1. Nunca fiz bacalhau assim! Gostei da ideia!

    ResponderExcluir
  2. Que receita fantástica de bacalhau :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que beleza! Imagino a combinação de sabores. Realmente esta fama do bacalhau é curiosa, mas até faz sentido! Os cozinheiros também não fazem jardinagem nem criam gado, apenas os tornam noutra coisa melhor. O mundo é um processo, Portugal é um chef!...

    ResponderExcluir