segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Tagliatelle com molho cremoso de camarão e vieiras


No Dia Mundial da Massa fiz este prato inspirado numa receita no Chef Tiger, o fantástico gato chef de cozinha que nos oferece receitas deliciosas e simples, como esta. A receita não incluía as vieiras, que eu acrescentei porque gosto muito, porque as tinha cá em casa, juntamente com os camarões, e porque me pareceu boa combinação. Costumo fazer massas muitas vezes, pois permitem a conjugação de todo o tipo de ingredientes e são muito práticas de confecionar. Espero que gostem de mais esta sugestão.

Ingredientes para 2 pessoas:
200 gr de gambas
6 vieiras (uso miolo de vieira congelado da marca Continente Gourmet - pacote preto)
200 gr de ninhos de tagliatelle
2 dl de natas (usei nata de soja)
3 dentes de alho
Folhas de manjericão qb
Azeite qb
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta qb

Preparação:
Coza a massa em água abundante temperada com sal. Coza entre 10 a 12 minutos conforme o gosto, de forma a que fique al dente. Escorra a massa, passe por água fria, envolva com um fio de azeite e reserve. 
Numa frigideira deite um fio de azeite generoso e os alhos laminados. Quando começarem a alourar, junte os camarões previamente descascados. Deixe saltear por 2 minutos, quando começarem a alourar junte as natas. Tempere de sal e pimenta e deixe o molho engrossar cerca de  3 minutos. Eu juntei o coral das vieiras ao molho para dar mais sabor. Entretanto, coloque outra frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Quando esta estiver quente, junte uma colher de sopa de manteiga e depois as vieiras sem sal. Deixe as vieiras caramelizar um minuto, depois vire-as e deixe cozinhar mais 30 segundos do outro lado.
Envolva o molho de natas e camarão na massa, coloque as vieiras por cima, termine com as folhas de manjericão e sirva. Se desejar, polvilhe com queijo ralado.

Nota: A receita original não incluía as vieiras. Como resolvi juntá-las, retirei previamente o coral da vieira e juntei ao molho de natas para dar mais sabor. O miolo das vieiras foi salteado/caramelizado, como indiquei. As vieiras não devem ser cozinhadas mais tempo do que o indicado para não enrijarem. O tempo exato pode depender do tamanho da vieira. Quando colocadas de um dos lados na frigideira devemos voltá-las assim que comecem a ficar cozinhadas em toda a espessura do alimento. Depois são apenas mais uns 30 segundos do outro lado, pois as vieiras estão no ponto quando estão caramelizadas por fora e ainda ligeiramente translúcidas no centro.





2 comentários:

  1. Adoro pratos de massa, e este enche-me bem as medidas! :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  2. Normalmente só como massa cozida! Assim deve ficar bem boa, gosto sempre de coisas cremosas :)

    ResponderExcluir