sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Marmelada de gamboas e maçãs biológicas

 


Marmelada, compota, doce... podemos dar-lhe o nome que quisermos. Era suposto ser marmelada, mas ficou um doce cremoso, não se corta às fatias, tira-se com a colher e, assim, ainda se come mais depressa... o que é um perigo! Fiz este doce com as gamboas (marmelos) e maças biológicas das árvores dos meus pais. Depois coloquei-o em tacinhas, como se faz com a marmelada, e coloquei por cima papel vegetal embebido em alcool (pode ser em aguardente) para ajudar a conservar. Era como a minha avó paterna fazia. Ela fazia uma marmelada muito boa, mas ficava mesmo sólida, de cortar à fatia. E o melhor doce que ela fazia... bom, esse era o doce de tomate, nunca comi tão bom e provavelmente nunca vou comer. Em agosto ela fazia sempre esse doce maravilhoso que eu adorava comer com queijo. Esta marmelada que fiz também liga muito bem com queijo, com nozes ou simplesmente com tostas e um bom vinho licoroso a acompanhar.
Qualquer que seja a escolha, desejo-vos bom apetite, bons cozinhados e um excelente fim de semana. 


Ingredientes:
1 kg de gamboas ou marmelos e maçãs (eu tinha cerca de 700 gr de marmelo + 300 gr de maçã)
800 gr de açúcar branco
1 pau de canela

Preparação:
Descascar e retirar as sementes das gamboas ou marmelos, bem como das maçãs.
Colocar a fruta num tacho com água a cobrir e um pau de canela. Deixar cozer até estar macia e as gamboas bem cozidas. 
Escorrer a fruta e pesá-la. Com a varinha mágica, triturar toda a fruta. Pesar a mesma quantidade de açúcar, colocar a fruta e o açúcar no tacho e levar a lume brando, mexendo sempre até formar ponto de estrada. Eu deixei apurar cerca de 45 minutos. 
Depois de pronto, colocar o doce em tacinhas previamente fervidas em água e tapar com um pedaço de papel vegetal embebido em alcool ou aguardente para ajudar a conservar.

Nota: a diferença entre a gamboa e o marmelo, é que este último é mais ácido e tem um sabor mais intenso. A gamboa é a fêmea do marmelo, tem um formato ligeiramente mais parecido ao da maçã e tem menos acidez.
Em relação às maçãs, utilizei duas variedades, pois são as que tenho das nossas árvores. Não utilizem uma qualidade de maçã muito ácida, como a reineta, pois os marmelos já são ácidos.



4 comentários:

  1. Nao sabia que os marmelos também se chamavam gamboas, que giro! Nunca gostei muito de marmelada. Não é nao gostar, simplesmente não é a minha compota preferida! Acho que ia gostar muito mais dessa mistura de marmelo com maçã! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta mistura fica com um sabor mais suave, experimenta, é muito bom.
      Beijinho. susana

      Excluir
  2. Acho que gosto mais dessa textura! O sabor deve ter ficado muito bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sabor ficou bom, mais suave do que se fosse só o marmelo.
      Beijinho. Susana

      Excluir