segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Brownies de cacau # Dois anos de blog


Faz hoje dois anos que escrevi o primeiro post, que imaginei a primeira receita para este blog. Faz hoje dois anos que o meu marido passou a lavar mais loiça cá em casa e que familiares e amigos passaram a ter que esperar que eu tire as fotografias aos pratos antes de começarmos a comer.
Faz hoje dois anos que me propus fazer esta partilha com os amigos de sempre, com amigos novos que fui ganhando e com algumas pessoas que não conheço pessoalmente, mas que passaram a fazer parte deste meu mundo culinário virtual. A Deliciosa Paparoca vive desta partilha e só assim faz sentido. É por isso, e pelo gozo que me dá cozinhar (de forma amadora, mas apaixonada) que mantenho este blog, pelo que ele continuará vivo enquanto me der gozo.
Fazer um blog é estimulante, mas dá trabalho e nem sempre a energia e o tempo disponível são os desejáveis. Neste momento tento encontrar alegria para recolher inspirações e criar novas receitas. Para cozinhar é preciso alegria. Fazer qualquer coisa só por fazer não tem a ver comigo, gosto de fazer tudo com amor e com sentido, para que valha a pena e seja especial. Espero que assim continue a acontecer por muito tempo e que vocês estejam desse lado.
Para comemorar o segundo aniversário, tenho um logotipo novo, que espero que gostem. E tenho uma receita de brownies de cacau, que me foi dada pela minha prima Sara e que são deliciosos, húmidos e saudáveis, pois levam cacau (não chocolate) e óleo de girassol. A comida saborosa, mas saudável, é um desafio e uma motivação para mim, por isso achei que esta receita doce e equilibrada seria o ideal para cantar os parabéns à Deliciosa Paparoca. 
Beijinhos para todos e obrigada pelo carinho!
Susana

Ingredientes:
150 gr de açúcar branco
50 ml de óleo de girassol
2 ovos médios
1 colher de chá de extrato de baunilha
80 gr de farinha
Meia colher de chá de fermento em pó
50 gr de cacau em pó 
Açúcar em pó qb para polvilhar

Preparação:
Bata o açúcar com o óleo. Junte um ovo inteiro de cada vez e continue a bater. A receita não especificava o modo de bater, mas eu fi-lo com a batedeira elétrica (vara de arames) para obter uma mistura mais fofa. Bati durante cerca de 10 minutos. Depois retirei a taça da batedeira. Misturei o cacau, a farinha e o fermento numa tigela e fui adicionando estes ingredientes secos peneirados e envolvendo delicadamente na massa.
Depois é só untar um tabuleiro de 20x20 cm, despejar aqui a massa e levar ao forno pré aquecido a 175ºC durante cerca de 15 minutos ou até obter a consistência desejada (faça o teste do palito para ver se a massa está cozida, mas ainda com alguma humidade). Retire do forno depois da massa cozida, desenforme depois de arrefecer e corte em quadrados. Disponha num prato e polvilhe com açúcar em pó.

Nota: para estas quantidades devem utilizar um tabuleiro pequeno, da medida indicada ou pouco mais,de contrário os brownies ficam mesmo muito baixos. Para mais quantidade ou bolos mais altos, dupliquem a receita. 





9 comentários:

  1. Adoro brownies! Nao podias ter escolhido nada melhor para celebrar, acredita! E adoro o novo logotipo! Muitis parabens e que venham muitos, mas mesmo muitos mais anos, sempre com receitas deliciosas e cheias de alegria e amor! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Como me identifico com as tuas palavras.
    Criar um Blog é partilhar um pedacinho daquilo que nos faz feliz, e fazer só porque é suposto, só porque sim... não tem qualquer sentido.
    "Desgraçados" nos nossos amigos e familiares, o que sofrem até poderem meter o dente nas nossas aventuras culinárias! :)
    Que continues a partilhar as receitas deliciosas a que já nos acostumaste.
    Que venham muitos mais!
    Uma grande beijinho e parabéns! :D

    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário do blog.
    Adoro brownie mas raramente faço, estes ficaram lindos
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Muitos parabéns pelo segundo aniversário amiga. Que venham muitos mais anos.
    Tudo de bom
    Beijunhos

    ResponderExcluir
  5. Muitos parabéns pelo segundo aniversário amiga. Que venham muitos mais anos.
    Tudo de bom
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. O logo está muito giro! Os brownies são ótimos! O blogue está o máximo, apesar de factualmente me dar muito trabalho a lavar loiça! Mas o mais importante: muitos parabéns por este projeto magnífico feito com tanto amor e carinho! Tenho a certeza - e tudo farei - para que se comemorem muitos mais aniversários com muitas "paparocas deliciosas"!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos 2 anos! O meu é mais novo :) Os brownies estão lindos e parecem bem fofos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) estes brownies são bons e levezinhos!

      Excluir