quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tarte de figos com amêndoa # Vinho Licoroso D. Elvira



A ideia desta tarte d' "A minha cozinha" - Clara de Sousa veio mesmo a calhar por vários motivos. Porque, por estes dias, eu tinha acabado de apanhar os figos da figueira dos meus pais, porque ideias novas para usar os ingredientes sazonais são sempre bem vindas e porque tinha este vinho licoroso fantástico que merecia uma boa sobremesa. Esta tarte, receita da Clara de Sousa, revelou-se perfeita para acompanhar o D. Elvira, um vinho da Adega de Arruda, excelente para acompanhar sobremesas.

Ingredientes:
350 gr farinha T65 sem fermento
75 gr açúcar
Meia colher de chá de sal fino
150 gr manteiga sem sal (bem fria e cortada em pedaços)
7 a 8 colheres de sopa de água fria
Figos frescos - os suficientes para encher a tarteira (usei cerca de 30 figos)
150 gr amêndoa moída
150 gr açúcar mascavado
1 saqueta açúcar baunilhado
Uma mão cheia amêndoa laminada (usei duas mãos cheias)
Geleia q.b. para pincelar
Amêndoa laminada q.b. para decorar
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação:
Coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga na taça do processador e pulse até ficar com um aspecto de areia grossa.
Junte a água, pouco a pouco, pulsando para ser absorvida - todo o processo pode ser feito à mão, se não tiver processador.
Enfarinhe a bancada e amasse a massa um pouco, polvilhando com farinha se necessário.
Faça uma bola, envolva em película ou coloque dentro de um saco de plástico, e guarde no frigorífico para esfriar. Enquanto isso, descasque os figos e corte-os ao meio.
Numa taça, misture a amêndoa moída, o açúcar mascavado e o açúcar baunilhado. Divida a massa em dois, tendo uma das metades um pouco mais do que a outra. Estenda o pedaço maior em círculo, polvilhando com farinha se necessário, e forre uma tarteira de fundo amovível com 26 a 28 cm de diâmetro, garantindo que as paredes da tarteira esteja cobertas até cima.
Pique a massa da base com um garfo. Cubra com metade da mistura de amêndoa e açúcares.
Encha toda a tarteira com os figos. Cubra com a restante mistura de amêndoa e açúcares.
Polvilhe com as amêndoas laminadas. Estenda a restante massa em círculo e corte 12 tiras de largura igual. Coloque 6 tiras em sentido vertical e outras 6 em sentido horizontal, entrelaçando em grade.
Pressione as extremidades para unir a massa de cima com a de baixo, retirando a massa que estiver em excesso. Com os dentes de um garfo, ou com a ponta de uma faca, pressione a toda a volta para dar um efeito bonito.
Aqueça um pouco de geleia no microondas, para ficar líquida, e pincele as tiras de massa. Em alternativa, pode pincelar com gema, diluída numas gotas de leite. Salpique com mais algumas amêndoas laminadas. Leve a forno pré-aquecido a 190º durante uma hora, ou até até ficar bem tostadinha. Na hora de servir, polvilhe generosamente com açúcar em pó.

Bom apetite!


3 comentários:

  1. Figos e amêndoa??? Oh, my God, que tentação! Sou doida por figos e essa tarte é absolutamente perfeita! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro tartes com amêndoa! Essa parece maravilhosa :)

    ResponderExcluir