quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Salada de maçã, tomate e camarão



Tenho trazido muitas maçãs das árvores dos meus pais. Biológicas, rijinhas, sumarentas, uma delícia! Esta é a razão pela qual tenho feito muitas receitas com maçãs. Estas até são boas assadas no forno, nem precisam de açúcar, apenas um pouco de água no fundo do tabuleiro para não pegarem. Quando deixo de ter maçãs das nossas macieiras (que são apenas duas), gosto de usar a variedade royal gala da Maça de Alcobaça para esta receita.
Num fim de semana quente fiz esta salada fresca para um jantar de amigos. Acredito que ainda vêm por aí mais dias quentes antes que setembro acabe, por isso fiquem com mais esta sugestão de verão. É uma salada crua, exceto os camarões, fica crocante e muito boa. Se não adicionarem os camarões também é boa para acompanhar grelhados de carne.

Ingredientes para 4 pessoas:
4 maçãs de Alcobaça royal gala
300 gr de tomate cereja amarelo e vermelho
Meia couve coração ou repolho
1 molho de manjericão
800 gr de camarão
3 iogurtes magros naturais
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta qb
Sumo de 1 limão

Preparação:
Coza os camarões em água com sal por 2 minutos. Assim que tiverem ganho cor, retire-os e arrefeça-os em gelo. Descasque-os.
Lave as maçãs e corte-as em tiras finas com casca. Tempere-as com sumo de limão. Coloque numa taça grande. Junte os tomates cereja. Corte a couve em juliana fina. Junte a couve à salada. Junte os camarões. Tempere tudo com sal e pimenta e misture bem.
Tuma tigela pequena junte os iogurtes, o azeite, sal e pimenta e metade do manjericão cortado finamente. Misture tudo para fazer o molho e deite-o na salada, envolva tudo. Leve meia hora ao frio antes de servir. Sirva com as restantes folhas de manjericão.

4 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! A maçã deve dar-lhe um toque especial...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sao sabores a que nem sempre estamos habituados mas resultam muito bem! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. que saladinha maravilhosa!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir