terça-feira, 22 de setembro de 2015

Quiche de espinafres com bacon crocante



Gosto de fazer quiches porque são práticas e rápidas e também porque aprecio este tipo de mistura de sabores e pratos que possibilitam a conjugação de vários ingredientes.Estava a rever as receitas de quiches que tenho aqui no blog e praticamente todas levam espinafres :) Se calhar sou pouco original, mas gosto tanto, mas tanto de espinafres, que não resisto! Penso que é um excelente ingrediente para adicionar às quiches e uma forma de servir algo saudável, mesmo àqueles que são mais difíceis para comer verdes, como algumas crianças. Esta quiche leva muitos espinafres frescos, que não precisam de ser previamente cozinhados. Torna-se muito prática e rápida de preparar. É boa para levar nos almoços para o trabalho ou até para os lanches dos miúdos. Espero que gostem.

Ingredientes:
1 placa de massa folhada fresca de compra
3 mãos cheias de folhas de espinafres frescos (ou a quantidade que considerem suficiente para "forrar" toda a base da tarte)
150 gr de bacon com pouca gordura
1 lata de cogumelos das pequenas
4 ovos
1,5 dl de nata de soja
1 dl de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado (usei mozarella light/magra)
Sal e pimenta qb

Preparação:
Comece por cortar o bacon em tiras ou quadrados finos e leve a tostar na própria gordura numa frigideira anti aderente (lume médio). Quando estiverem crocantes, retire-os e coloque-os a escorrer em papel absorvente. Na gordura largada pelo bacon, saltei os cogumelos depois de bem escorrida a água da lata. Depois de salteados, reserve.
Coloque a massa folhada na tarteira com o papel vegetal que vem com a embalagem. Pique a massa com um garfo. Disponha as folhas de espinafres, depois de lavadas e secas. Tempere com algum sal (pouco). Sejam generosos nesta camada de espinafres porque com o calor do cozinhado, eles vão "baixar" e ficar muito mais reduzidos.
Por cima coloque o bacon crocante e os cogumelos. Numa taça bata os 4 ovos inteiros com o leite, as natas e o queijo ralado. Tempere de sal e pimenta e deite cuidadosamente o preparado por cima de todos os outros ingredientes. Leve ao forno a 180º até a massa estar tostada e a parte de dentro cozinhada (30 a 45 minutos, conforme os fornos).

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


6 comentários:

  1. Gosto tanto de uma fatia generosa de quiche como essa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. á seculos que não faço uma quiche, essa tem um asoecto divino

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Adoro quiches, costumo fazê-las com frequência.

    Esta ficou com um delicioso aspecto, gostei imenso!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Que deliciosa quiche! Está tão bonita :)

    ResponderExcluir