sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Queijadas de grão e amêndoa



Fiz esta receita inspirada numa outra da talentosa Clara de Sousa: a Tarte de Grão, do livro "Clara de Sousa - A Minha Cozinha 2". Transformei a tarte em queijadas ou pequenos bolinhos, como lhe queiram chamar, porque me apetecia mais fazer doces individuais. Também juntei alguma amêndoa para enriquecer a receita e porque a amêndoa e os doces de grão casam bem. Substitui a massa folhada, que era sugerida para a tarte grande por massa philo, de forma a ter uma base muito fininha e crocante em cada queijada. Ficaram muitos boas. A minha avó e o meu marido foram as pessoas que mais gostaram, o que me deixa muito feliz. A minha tia também gostou muito, até levou algumas para congelar, mas acho que não o chegou a fazer, comeu-as antes ;)

Ingredientes para 12 queijadas:
50 gr de manteiga ou margarina derretida (usei Becel líquida)
200 gr de açúcar
4 ovos L
Raspa de 1 limão médio
250 gr de grão cozido
Açúcar em pó qb para polvilhar
Amêndoa laminada qb para finalizar (este foi o meu toque, pois a amêndoa não constava da receita original)
24 círculos de massa philo (na receita original: uma placa de massa folhada de compra para uma tarte grande)

Preparação:
Corte as folhas de massa philo, primeiro em quadrados e depois em círculos. Unte 12 formas de queques. Em cada forma coloque 2 folhas de massa philo. Reserve. Se seguíssemos a receita original colocaríamos a massa folhada na tarteira e picávamos o fundo com um garfo.
No liquidificador coloque o açúcar, a manteiga derretida, os ovos e a raspa do limão. Triture bem até desfazer os ovos. Junte o grão cozido e triture mais um pouco até desfazer o grão e envolver tudo bem. Verta este preparado nas formas já forradas com a massa philo. Leve ao forno pré aquecido a 180º C durante cerca de 15 minutos. No fim desse tempo, coloque a amêndoa laminada por cima da massa e volte a colocar no forno por mais 20 a 25 minutos ou até as queijadas estarem cozidas e alouradas (faça o teste do palito e verifique se o preparado, estando mole, já não está líquido, nesse momento as queijadas estão prontas).
Arrefeça as queijadas e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.

Bom apetite!




8 comentários:

  1. Ja fiz em forma de.tarte.e adorei! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta receita é uma maravilha realmente!
      Beijinho. Susana

      Excluir
  2. Olá!
    Fiquei deliciada com esta sugestão tão criativa. Gosto muito de queijadas e massa filo, o grão não falta na minha arca congeladora. Brevemente irei experimentar e como vou juntar o teu blog aos meus outros sabores, fico a saber sempre que publicares. Parabéns pelo bom gosto

    ResponderExcluir
  3. Que flores tao lindas ;-).
    Beijinhos
    Carla
    Cromas da Cozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estavam ótimas e realmente ficaram a parecer-se com flores, também gostei disso. A massa philo enrola ligeiramente e fica assim :)
      Beijinho. Susana

      Excluir
  4. Já tinha visto no facebook, realmente estão mesmo giras e deviam estar deliciosas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada :) Sim, estavam ótimas e marcharam cá com uma rapidez...
      Beijinho. Susana

      Excluir