domingo, 30 de agosto de 2015

Pudins de gelatina e iogurte


O ano escolar está quase a começar. Muitas vezes faltam ideias para lanches saudáveis e diferentes para as crianças, algo que também lhes agrade e adoce um pouco a boca... Eu já tinha ouvido falar de gelatinas com iogurte, mas nunca tinha experimentado, até que este fim de semana fiz para levar para a praia. É uma preparação do mais simples que há e serve de sobremesa ou lanche para adultos e graúdos. Fica muito mais económico do que comprar gelatinas e pudins já feitos e ainda tem a vantagem de ter todos os bons nutrientes do iogurte e não ter açúcar adicionado. Fiquei absolutamente fã destes pudins! O meu marido gostou imenso e o nosso sobrinho devorou o que eu tinha levado para a praia... fiquei sem o pudim, mas muito contente por lhe ter agradado :)

Ingredientes:
1 pacote de gelatina em pó com sabor à escolha (pacote de 80 a 90 gr - usei gelatina 0% de ananás da marca Continente)
5 dl de água (2,5  + 2,5)
3 iogurtes naturais sem açúcar (120 gr x 3)

Preparação:
Ferva 2,5 dl de água. Coloque a gelatina em pó numa tigela grande e deite a água a ferver por cima. Mexa até desfazer bem toda a gelatina. Logo de seguida deite 2,5 dl de água fria e volte a mexer para misturar tudo. Deixe arrefecer uns 10 minutos. Coloque os 3 iogurtes numa tigela e bata-os bem um uma colher, depois vá juntando, em fio, o líquido do preparado de gelatina. Quando estiver tudo bem misturado, distribua por pequenas taças e leve ao frio pelo menos 4 horas até solidificar.
Deve juntar o líquido ao iogurte (lentamente) e não o contrário para evitar que o iogurte fique talhado.

Dica: costumo utilizar os frascos de compotas, azeitonas ou pickles para fazer estas doses individuais de gelatina. É prático para levar para o trabalho ou pôr na lancheira das crianças, de preferência numa lancheira térmica para que a gelatina se mantenha fresca e consistente.

Nota: a gelatina é uma fonte de proteína e uma boa forma de ingerir água, mas devemos optar por gelatinas com o mínimo teor de açúcar. Leia os rótulos das embalagens e compare os produtos antes de escolher o que vai levar para casa.




4 comentários:

  1. Deve ser mesmo deliciosa! Bom aspeto tem :) Não gosto muito da textura da gelatina, mas com iogurte é capaz de ficar boa ;)

    ResponderExcluir
  2. Ficam muito bons e podemos comer sem culpas!

    ResponderExcluir