sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Crumble de pêssego e gengibre com gelado




Esta é uma receita do livro "Cozinhar para os Amigos", do Chef Gordon Ramsay... ou melhor, é inspirada nessa receita, pois fiz algumas alterações, uma das quais foi o retirar das framboesas, fazendo a sobremesa só com pêssego e gengibre. Depois de cozinharem no forno os pêssegos ativam uma certa acidez, mas a conjugação de todos os ingredientes é maravilhosa. Gordon Ramsay sugere que se sirva este crumble com gelado de baunilha ou gengibre. Por coincidência eu tinha feito gelado de gengibre e, de facto, fica uma combinação deliciosa. Esta sobremesa foi degustada entre familiares e amigos numa tarde quente de verão, passada entre banhos de piscina e banhos de sol na relva.

Ingredientes:
Recheio: manteiga para untar a assadeira, 8 pêssegos maduros mas firmes (cerca de 750 gr), 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, 2 pedaços de gengibre em conserva finamente picados (usei gengibre cristalizado) 
Cobertura: 100 gr de farinha, uma pitada de sal fino, 80 gr de manteiga, 40 gr de flocos de aveia, 50 gr de açúcar mascavado, meia colher de chá de canela em pó, 50 gr de avelãs moídas.

Preparação:
Pré aqueça o forno a 190º. Unte uma assadeira redonda e reserve. Descasque os pêssegos, retire os caroços e parta-os em metades. Disponha a fruta uniformemente na assadeira e deite por cima o açúcar mascavado e os pedacinhos de gengibre. 
Para fazer a cobertura coloque a farinha e o sal numa tigela, adicione a manteiga em cubos. Amasse até obter uma textura de migalhas grandes. Junte os flocos de aveia e os restantes ingredientes e amasse tudo ligeiramente para ficar bem misturado. Espalhe o crumble por cima dos pêssegos numa camada uniforme e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até o crumble estar tostadinho.
RECEITA DO GELADO DE GENGIBRE PARA ACOMPANHAR:
http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2015/07/gelado-de-gengibre-e-baunilha.html

Bom apetite!



2 comentários:

  1. O gengibre deve dar um toque muito especial!

    ResponderExcluir
  2. Nunca servi crumble com gelado, mas acho que tenho mesmo de fazer isso porque toda a gente que prova adora :)
    Esse parece tão bom! A combinação de sabores deve ser uma explosão :)

    ResponderExcluir