quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Caldeirada de peixes

Caldeirada, ora aí está um prato que adoro e que não dispenso quando estou de férias em terra de bom peixe, como em Peniche ou no Algarve. Além de comer em alguns restaurantes onde sei que é bem feita, gosto de a fazer em casa, quando encontro peixe fresco e que me agrada para a caldeirada. Desta vez usei tamboril, safio, cação, raia, cantaril e camarão. A caldeirada tem apenas dois "truques" que são essenciais para que fique deliciosa: a frescura e qualidade dos peixes e o seu tempo de cozedura. O peixe não pode cozinhar demais para não ficar seco. A verdadeira caldeirada à fragateiro é feita cozinhando primeiro a cebolada e as batatas e só depois adicionando o peixe, pois este leva muito menos tempo a cozinhar. Desta forma o molho fica apurado e o peixe suculento, cada coisa com os seus tempos próprio. Também há receitas que indicam fatias de pão em vez de batata, como se fosse uma sopa de peixe.

Ingredientes para 4 pessoas:
2 cebolas bem grandes
600 g de batata de boa qualidade (que não se desfaça)
1 pimento verde e 1 pimento vermelho
6 tomates maduros
1,5 dl de azeite
2 kg de peixes variados para caldeirada (também pode juntar camarões e amêijoas)
1 malagueta de piripiri
4 dentes de alho
1 raminho de salsa 
Sal e pimenta qb

Preparação:
Deite um fio de azeite no fundo de um tacho largo. Descasque a cebola, corte-as em rodelas finas e espalhe-as sobre o fundo do tacho. Pele as batatas, corte em rodelas e coloque por cima das cebolas. Lave e corte o pimento em tiras tendo o cuidado de o limpar de todas as sementes e peles brancas. Espalhe as tiras de pimento sobre as batatas. Lave o tomate, corte-o em bocados e disponha-o sobre os restantes legumes. Regue com o restante azeite, tempere tudo com sal, tape o tacho e leve a cozinhar sobre lume brando. Com o tacho tapado, agite de vez em quando.
Entretanto tempere os peixes com sal. Se o tamboril ou o cação tiverem fígados, aproveite-os também, pois dá sabor. Passados cerca de 10 a 15 minutos das batatas estarem ao lume, sem que estas estejam totalmente cozidas, junte-lhes os peixes e mariscos, se for o caso, o ramo de salsa e a malagueta de piripiri esfarelada. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura. Tape de novo o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando aproximadamente mais 10 minutos para cozer o peixe. Agite o tacho de vez em quando e, quase no final da cozedura prove para verificar se há necessidade de rectificar o tempero. Depois de apagar o lume, sirva bem quente.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário