terça-feira, 25 de agosto de 2015

Bacalhau assado com broa de Avintes e migas




No início do verão fui a uma feira em Arruda dos Vinhos que tinha alguns produtos gastronómicos de grande qualidade. Numa das bancas comprei algo de que gosto mesmo muito e nem sempre é fácil de encontrar: broa de Avintes. Fiz uma receita simples, mas deliciosa, com a broa e também a comi gulosa e simplesmente com manteiga.
Agora, no fim de agosto, enquanto fazia umas pesquisas sobre a dita broa, descobri que há anualmente uma "Festa da Broa", que já vai na 28ª edição. Este ano acontece de 28 de agosto a 6 de setembro, na Quinta do Paço, na freguesia de Avintes, Porto. A programação conta com demonstrações culinárias, animação musical, entre outras atividades. E a broa vai ser a rainha da festa, claro! Não sei se vou conhecer esta festa, estou francamente a pensar nisso, de qualquer das formas fica a sugestão, principalmente para os que forem da zona norte do país. Vão até à "Festa da Broa" e deliciem-se com mais esta maravilha da gastronomia portuguesa.

Ingredientes para 2 pessoas
2 postas de bacalhau Riberalves pronto a cozinhar
3 fatias de broa de Avintes
1 molho de espinafres
250 gr de feijão branco cozido
3 dentes de alho
2 dl de azeite
1 colher de café de vinagre
Sal qb

Preparação:
Depois de ter as brasas e a grelha prontas, pincele as postas de bacalhau de ambos os lados com azeite. Coloque-as na grelha, primeiro com a pele virada para baixo. Com um raminho de salsa, vá borrifando as postas de bacalhau com azeite enquanto assam para que não sequem. Quando a espinha se soltar com facilidade, o bacalhau está pronto. Não asse demais para não ficar seco. 
Enquanto o bacalhau assa, prepare as migas. Coza previamente o feijão ou utilize um frasco de feijão branco cozido. Num pouco de azeite e um alho fatiado, salteie os espinafres até ficarem murchos. Tempere de sal, junte 1 fatia de broa de Avintes esfarelada e o feijão branco. Retifique de sal, junte uma colher de café de vinagre e misture tudo até obter umas migas consistentes.
Retire o bacalhau da grelha. Aqueça um pouco de azeite com dois alhos esmagados (não deixe ferver). Sirva cada posta de bacalhau em cima de uma fatia de broa, acompanhando com as migas bem quentes. Regue tudo com o azeite quente.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários: