quarta-feira, 22 de julho de 2015

Salada de queijo de cabra com ananás, figos e presunto



Esta é mais uma sugestão fresca para o verão. Uma salada que servi como entrada e que conjuga sabores doces, salgados e frescos. Agora que estamos na altura dos figos, gosto de os utilizar de várias formas. É um fruto que adoro, seja em pratos salgados ou sobremesas. também gosto de fazer doce de figo, podem ver a receita AQUI.
Tenho uma figueira na casa dos meus pais, mas os figos são tardios, por isso estes que utilizei ainda são de compra. Uma das conjugações que mais aprecio são os figos ou doce de figo com queijo. Desta vez utilizei um queijo de cabra com ananás, da marca Palhais. É um queijo que já tem a doçura do ananás, mas ainda lhe juntei os figos. O presunto e a rúcula completam tudo. Experimentem, fica delicioso e é simples de fazer.

Ingredientes para entrada para 4 pessoas:
1 pacote de folhas de rúcula lavadas e prontas a consumir
8 figos frescos
8 fatias de presunto
1 queijo de cabra com ananás Palhais
 Sal, vinagre balsâmico e azeite qb

Preparação:
Tempere as folhas de rúcula com a mistura de azeite, vinagre e sal, misture-as bem e depois disponha-as numa travessa ou prato de servir. Corte os figos ao meio e disponha-os por cima das folhas verdes. Junte o queijo em fatias e o presunto. Com um maçarico toste ligeiramente o queijo para derreter e também o presunto para ficar crocante. Se não tiver maçarico, sirva mesmo assim, pois fica igualmente bom.

Bom apetite!





2 comentários:

  1. Que excelente combinação, vem mesmo a calhar para estes dias tão quentes :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderExcluir