domingo, 26 de julho de 2015

Queques de courgette, presunto e queijo de cabra




Bolos salgados para levar para a praia, para piquenicar no campo ou até para servir de entrada numa jantarada ou churrasco de verão. Boa ideia? Então, venham daí ;)

Ingredientes:
1 cebola
0,5 dl de azeite
150 gr de farinha
1 colher de fermento em pó
250 gr de courgette com casca
3 ovos inteiros
100 gr de queijo de cabra Palhais tradicional curado
100 gr de presunto cortado em cubos pequenos
1 dl de leite
Sal e pimenta qb
1 colher de chá de manjericão seco
12 azeitonas descaroçadas

Preparação:
Deite o azeite num tacho ou frigideira anti aderente, junte a cebola em meias luas. Deixe cozinhar sem que a cebola ganhe cor. Ao fim de cerca de 4 minutos, junte o presunto cortado em pedacinhos. Outros 2 a 3 minutos depois, junte a courgette ralada em fios grossos. Tempere de sal e misture tudo. deixe a courgette cozinhar mais 3 a 4 minutos. Por fim desligue o lume e deixe o preparado arrefecer quase totalmente.
Numa taça grande deite a farinha, o fermento e os ovos inteiros. Misture bem com uma colher de pau. Depois vá juntando o leite aos poucos e continue a envolver até fica uma pasta uniforme. Não bata com demasiada força. Tempere com sal e pimenta e junte o manjericão seco. Junte o queijo esfarelado. Misture com uma colher. Junte o preparado de courgette e envolva bem todos os ingredientes. 
Unte formas de queques e deite uma quantidade de massa até quase encher cada forma (não encha totalmente até acima, deixe uma pequena margem). Termine com uma azeitona em cada queque e leve ao forno pré aquecido a 190º até os queques estarem cozidos (cerca de 30 minutos). Pode fazer o teste do palito para ver se a massa está suficientemente seca para ser retirada do forno.

Nota: também pode fazer um bolo grande, colocando toda a massa numa forma "tipo bolo inglês".

Bom apetite! 





2 comentários:

  1. Que boa sugestão para levar na lancheira :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. ficaram com ótimo aspeto mas o sabor ainda deve ser melhor :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir