sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mexilhões com molho cremoso de alho


Gosto imenso de todos os marisco, sendo que talvez a sapateira seja o meu preferido. Também adoro os bivalves, todos sem exceção. Os mexilhões são um dos mariscos mais económicos, principalmente se forem comprados frescos, que também é como são mais saborosos e a saber a mar. O único trabalho que temos que ter é arranjá-los, retirando as barbas, mas são cinco ou dez minutos que são depois recompensados pelo fresco e delicioso que estes mexilhões nos oferecem.

Ingredientes para uma entrada para 4 pessoas:
1 kg de mexilhões frescos
2 iogurtes gregos sem açúcar ou 200 gr de queijo quark batido
3 gemas
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1 dl de vinho branco
Manjericão fresco a gosto

Preparação:
Comece por limpar os mexilhões, lavando-os e retirando-lhes as "barbas" com a ajuda de uma faca (basta puxar com força para que as barbas saiam de dentro da concha do mexilhão). Num tacho largo coloque o azeite e os alhos ralados os esmagados, mas quase desfeitos. Quando o azeite estiver quente, junte os mexilhões e deixe-os cozinhar por 3 minutos ou até abrirem. Depois retire-os, deixando o molho dentro do tacho.
Bata o iogurte com as gemas, junte o vinho branco. Deite isto tudo dentro do tacho e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, em lume médio e mexendo sempre, até obter um molho espesso e cremoso. No último minuto volte a juntar os mexilhões ao tacho, envolva-os no molho e junte folhas de manjericão fresco a gosto. Rasgue algumas para que libertem sabor. não é necessário adicionar sal porque, regra geral, os mexilhões já são salgados o suficiente. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura, se gostar.

Bom apetite! comam bem e de forma saudável!

Um comentário:

  1. Adorei esta sua receita . O molho deve ser divinal!
    Vou levar a receita agradecendo desde já a partilha.
    Bjs. Bombom

    ResponderExcluir