sábado, 18 de julho de 2015

Gelado de gengibre e baunilha



Faço muito poucos gelados para aquilo que gosto deles... acho que é porque não estou para ter o trabalho e compro-os já feitos para poder comer logo ;) De verão, de inverno, como gelados todo o ano, sempre comi. Uma vez fiz uma aposta com o meu pai, já não me lembro sobre que assunto, só me lembro que ganhei um almoço de gelado! Não sei a quantidade de gelado que terei comido, foi muito... eu tinha uns 12 anos, achei aquilo o máximo: um almoço de gelado!
Atualmente já não como quantidades tão grandes, fiquem descansados... E já sou mais criteriosa. Para me dar ao trabalho de fazer gelado em casa, tem que ser algo diferente, para experimentar sabores, como neste caso, que misturei gengibre e baunilha. Mas, na verdade, fazer gelados não dá assim tanto trabalho, pelo menos esta base simples é muito fácil de fazer e não exige termos uma máquina própria (que eu não tenho). Ora vejam se não é fácil? Tenho que fazer mais vezes!

Para 1 litro de gelado:
400 ml de nata fresca para bater
3 ovos inteiros
170 gr de açúcar
1 vagem de baunilha
100 gr de gengibre fresco (aproveitando apenas o sumo como explicado de seguida)
Gengibre cristalizado para guarnecer
Preparação:
Bata os ovos inteiros com o açúcar e as sementes de uma vagem de baunilha na batedeira elétrica até formar um preparado espumoso e esbranquiçado (como se estivesse a bater para a massa de um bolo). 
Depois de bem batido, descasque o gengibre e rale-o para uma taça à parte. Depois de todo ralado, coloque a polpa num passador de rede fina e esprema muito bem com as costas de uma colher para extrair apenas o sumo do gengibre. Vá adicionando o sumo a gosto e vá provando para não ficar demasiado picante.
Bata as natas à parte (sem mais nada) até ficarem na consistência de chantilly. Envolva as natas ao preparado anterior e coloque tudo numa caixa plástica. Leve ao congelador. Passado 1:30h a 2 horas, bata bem o gelado com uma colher. Volte a levar ao congelador e bata novamente passadas outras 2 horas para não formar cristais de gelo e para que a textura fique cremosa. Leve ao congelador e deixe ficar até querer servir.
Pode misturar pedacinhos de gengibre cristalizado no creme ou adicionar só por cima das bolas de gelado, no momento de servir. Ainda polvilhei com um pouco de cacau em pó e servi com um biscoito de chocolate.
Esta receita faz cerca de 1 litro de gelado e a consistência ficou ultra cremosa, uma delícia!
NOTA: apesar de ser cristalizado com açúcar, o gengibre é picante, tenham atenção ao juntar estes pedacinhos. Eu acho que fica uma delícia, mas cada um deve juntar a gosto. O gengibre cristalizado encontra-se em qualquer supermercado, Continente, por exemplo, junto aos frutos secos.

Bom apetite!




Um comentário: