sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bolo de aniversário de chocolate, amêndoa e creme de queijo

Fiz este bolo para um aniversário muito especial, de alguém especial, que passou por momentos difíceis e os superou. Foi feito com muito carinho. Parabéns Lurdes!


Nota: o bolo era mesmo muito grande, pelo que as quantidades apresentadas são grandes, podem dividir ao meio para fazer bolos mais pequenos e recheá-los a vosso gosto.
 
Para o bolo de amêndoa (o de baixo): 8 ovos, 300 gr de açúcar, 150 gr de farinha, 2 colheres de chá de fermento em pó, 250 gr de amêndoa moída (farinha da amêndoa) + 100 gr de amêndoa granulada, 1 colher de chá de aroma de amêndoa

Preparação:
Bater 4 ovos inteiros + 4 gemas com todo o açúcar na batedeira elétrica por 15 minutos. De seguida envolver delicamente a farinha de amêndoa na massa. envolver a farinha peneirada na amêndoa granulada e envolver também isto na massa. Bater as restantes 4 claras em castelo, juntar aqui o femento e envolver delicadamente na massa. Colocar num tabuleiro retangular untado e levar ao forno pré aquecido a 180ºC por 50 minutos.
Este bolo fica muito fofo, no entanto, como era muito alto e para não ficar seco, depois de desenformar, embebi-o com um pouco de leite (bata polvilhar a massa já cozida com alguns borrifos de leite, esta dica serve para vários bolos, incluindo o de chocolate).

Para o bolo de chocolate: 10 ovos, 450 açúcar, 330 gr farinha, 2 colheres de chá de fermento, 250 gr de chocolate 53% de cacau da Nestlé, 100 gr de manteiga sem sal, 1,5 dl de leite morno, 1 colher de chá de essência ou aroma de baunilha.

Preparação:
Bater 5 ovos inteiros + 5 gemas com todo o açúcar durante 1 minutos com a batedeira elétrica. Enquanto a massa bate, derreta em banho maria e chocolate e a manteiga. Depois de derretido, junte a essência de baunilha. Adicione este preparado à massa. Adicione também o leite morno e misture tudo. Bata as 5 claras em castelo com o fermento e, por fim, vá adicionando a farinha peneirada e as claras alternadamente e envolvendo com cuidado. Quando estiver tudo misturado, deite o preparado num tabuleiro retangular untado e leve a forno pré aquecido a 180ºC durante 50 minutos.

Para o creme: para cada 500 gr de queijo quark, adicionar 100 gr de açúcar em pó e uma saqueta de 7 a 8 gr de açúcar baunilhado. Bater tudo bem. Como o bolo era muito grande, usei 1,5 kg de queijo e 300 gr de açúcar. Este creme de queijo fica muito fresco. Utilizei queijo quark do LIDL com 0% de matéria gorda.

Para a decoração e montagem: pasta de açúcar de várias cores. Para fazer a parte redonda de cima utilizei uma forma redonda pequena onde coloquei uma parte da massa de chocolate.  
Depois de desenformar os  bolos, coloquei o de amêndoa sobre a base, barrei com creme de queijo. Como o bolo de chocolate ficou mais alto, cortei-o em duas partes e barrei com creme de queijo no meio. Voltei a barrar com mais creme antes de colocar a cobertura de pasta de açúcar.  
A pasta de açúcar foi esticada com um rolo de massa normal. Quanto às letras, fiz com um cortante em forma de abecedário e as flores foram trabalhadas com os dedos. Para "colar" as letras usei clara de ovo, mas deram-me recentemente uma ótima dica: basta embeber um papel absorvente ou um pano em água e humedecer a zona da pasta de açúcar a colar, a água funciona como cola. Atenção, pois deve ser usada muito pouca água, só mesmo para humedecer, de forma a que as cores não fiquem tingidas.




3 comentários:

  1. Parabéns para a Lurdes! E parabéns para ti, que fizeste um bolo lindo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Quem está de facto de parabéns é ela.
      Beijinho
      Susana

      Excluir
  2. Ficou bonito e saboroso! E a aniversariante merece!!!

    ResponderExcluir