terça-feira, 23 de junho de 2015

Rolinhos de salmão e requeijão Saloio em courgette grelhada



Comida fresca, comida de verão! Pratos com cor, sabor e, ao mesmo tempo, leves e que fiquem bem num petisco de fim de tarde ou numa entrada para um jantar entre amigos. É isso que se quer quando começa o verão :)
Sejam grelhados, saladas, petiscos ou sobremesas, a estação mais quente pede pratos mais fresquinhos e é esse tipo de receitas que vou partilhar convosco durante os próximos dias, agora que começou a estação que mais adoro: o verão! O tempo frio tem coisas bonitas e um conforto especial, a primavera é verde e florida, é graciosa... Mas o verão tem tudo o que mais me agrada e deixa feliz: calor, praia, bom tempo, dias enormes, jantares no terraço, esplanadas... ficava aqui o resto do dia a enumerar tudo o que me apaixona no verão. Mas vocês não querem conversa, querem é a receita e fazem bem ;) Espero que a ideia vos agrade!

Ingredientes (quantidades para utilizar 1 courgette inteira):
1 courgette com casca
300 gr de salmão fumado
150 gr de Requeijão Alho e Ervas para Barrar da Saloio
Sal e pimenta qb
Sumo de lima ou limão qb
 

Preparação: 
Lave a courgette e deixe-a com a casca. Corte-a em fatias bem finas com uma faca afiada ou o descascador. Leve a grelhar sem sal para o legume não libertar água. Grelhe por muito pouco tempo para não queimar as fatias muito finas e depois retire-as do grelhador. Tempere com um pouco de sal fino apenas de um dos lados das fatias de courgette.
Em cima de uma tábua, corte o salmão grosseiramente com uma faca. Tempere com umas gotas de lima ou limão. Não adicione sal porque o salmão fumado já é salgado. Deite o salmão numa taça e misture muito bem com o queijo creme. Se for queijo simples, pode adicionar uma erva aromática picada (salsa ou cebolinho). Tempere com pimenta moída na altura e envolva tudo bem.
Coloque um pouco de queijo creme em cada fatia de courgette (do lado do legume que não levou sal) e enrole. Espete um palito ou garfinho decorativo em cada rolinho.
Decorei com folhinhas de manjerico. Também pode ser servido com molho de iogurte natural.
Os acessórios são da Teresa Porém.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Um comentário: