terça-feira, 16 de junho de 2015

Rascasso no forno com puré de beterraba



Eu adoro peixe! Já o tenho dito aqui várias vezes e é verdade, gosto de todo o tipo de peixes e mariscos, tudo o que vem do mar para mim é abençoado! Este peixe, o rascasso, tem algumas semelhanças com o cantaril. É um peixe de carne branca e firme e tem um sabor estupendo porque se alimenta de marisco. Não é parvo, o rascasso... Eu também gosto de marisco e como muitas vezes, apesar dele não andar assim "à boca de semear" para mim como anda para o rascasso.
Bom, seguindo com a  receita... confecionei este rascasso no forno, mas envolto em papel vegetal para ficar bastante suculento e não secar, que é como o peixe é bom! Fiz um acompanhamento muito de verão, com um puré frio de beterraba e salada de espinafres.
Se o rascasso pode não ser muito conhecido de algumas pessoas, a beterraba é conhecida mas, muitas vezes, preterida porque muitas pessoas consideram que sabe a terra. Esta forma de temperar o puré elimina qualquer sabor a terra, fica um acompanhamento fresco e delicioso. Experimentem!

Ingredientes para 2 pessoas:
Um rascasso com 800 a 1000 gr
2 beterrabas
Sal qb
Sumo de limão qb
Oragãos secos qb
Azeite qb
Folhas de espinafres

Para o puré de beterraba: 1 beterraba por pessoa (utilizei das que se vendem já cozidas para facilitar, mas podem cozê-las com água e sal). Triturar a beterraba cozida num processador de alimentos ou com a varinha mágica. Juntar sumo e raspa de limão a gosto (cerca de meio limão por cada duas beterradas). Juntar oregãos e uma pitada de sal. Misturar tudo e servir frio.

Para o rascasso no forno: peça para escamarem e arranjarem o peixe na peixaria, mas deixe-o inteiro. Coloque uma folha grande de papel vegetal sobre um tabuleiro de forno. Coloque o peixe lá dentro temperado com sal, orégãos e um fio de azeite. Feche o papel vegetal e leve ao forno a 200º cerca de 30 minutos (um pouco mais se o peixe for muito grande, neste caso tinha cerca de 800 gr). No fim do tempo retire os filetes/lombos do peixe e sirva um por pessoa acompanhando com o puré de beterraba e uma salada de espinafres crus. Polvilhe tudo com mais um pouco de oregãos.
Regue o peixe com molho de manteiga e limão com orégãos ou com azeite, se preferir.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!





4 comentários:

  1. Tal como tu também aprecio bastante peixe, mas até do que carne, no entanto desconhecia este peixe, estamos sempre a aprender não é? :)
    O puré de beterraba deve ser delicioso, uma excelente sugestão que um destes dias irei experimentar!

    Beijinhos
    Ana Filipa Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o puré fica muito fresco temperado desta forma. Em relação ao peixe, costumo encontrar estes peixes diferentes numa loja fantástica em Peniche, a Pró Fresco, ou então algumas peixarias do LIDL que são boas e têm peixes diferentes, pelo menos aqui na minha zona (Vila Franca/Lisboa).
      Beijinho

      Excluir
  2. Nunca provei o peixe mas fiquei curiosa, deve ser muito bom! Também gosto muito de marisco, mas é tão caro :P
    Uma vez provei beterraba e odiei. Não achei que soubesse a terra, simplesmente não gostei :P Mas o teu puré parece bom, acho que assim comia :D

    ResponderExcluir