quarta-feira, 24 de junho de 2015

Filetes de sardinha com pimento e migas de broa



Esta é mais uma receita estival, que foi feita para o dia de de São João e tem um dos ingredientes que mais adoro: sardinhas! Gosto mesmo muito, muito, muito de sardinhas de todas as maneiras, sendo que assadas, a pingar no pão, talvez seja a melhor forma de as comer. O meu record de comesaina de sardinha foram umas 20 na mesma refeição, em Peniche, num jantar de férias em que comi sardinhas até enjoar... não, que eu nunca me enjoo de sardinhas, mas comi muitas!
Numa outra ocasião, em Sesimbra, estava em trabalho e serviram-me umas sardinhas pequenas (normalmente gosto delas grandes e gordas), muito boas, e dessa vez também comi muitas. Estavam deliciosas. No fim do repasto o dono do restaurante achou tanta graça ao ar deliciado com que eu comia as sardinhas em cima do pão, que foi dar "um calorzinho" à fatia de pão com o molho das sardinhas. Um calorzinho na brasa de assar as sardinhas e o pão transformou-se num dos petiscos mais maravilhosos que já provei! Uma espécie de torricado com sabor a sardinha, tão simples e tão bom. 
Voltando à receita, desta vez quis inovar e juntei sardinhas, pimento, broa e salada de tomate numa preparação um pouco diferente. Espero que gostem da sugestão.

Ingredientes para 4 pessoas:
12 sardinhas
2 pimentos verdes
600 gr de broa de milho amarelo
300 gr de tomate cereja
1 molho de coentros
3 dentes de alho
0,6 dl de azeite
Sal qb
Vinagre qb
Sumo de lima qb

Preparação:
Comece por retirar os filetes das sardinhas e retire também o máximo de espinhas que conseguir com a ajuda de uma pinça própria. Tempere os filetes de sardinhas com sumo de lima e um pouco de sal. Faça uns rolinhos e leve a grelhar só poucos minutos (2 a 3), pois os filetes são muito finos e não os queremos deixar secos. Também pode assá-los e enrolá-los depois.
Asse também os pimentos, depois retire a pele e corte-os ao meio, servindo uma metade a cada pessoa.
Numa frigideira coloque o azeite, alhos esmagados e coentros picados. Junte a broa de milho esfarelada e faça uma espécie de migas com esta mistura. Quando estiverem macias e com todos os ingredientes bem envolvidos, deite as migas dentro das metades de pimento. Sirva com os filetes de sardinha e com uma salada de tomate cereja temperado com azeite, vinagre, sal e coentros frescos.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Um comentário:

  1. Por acaso não sou a maior fã de sardinhas, ainda ontem se quisesse tinha-as assadas e não comi. Mas nesse pratinho até que comia, tem tão bom aspeto :)

    ResponderExcluir