terça-feira, 2 de junho de 2015

Cataplana de tamboril com mexilhões e camarão


Quem segue a Deliciosa Paparoca pelo facebook deve ter-se apercebido que estive de férias com o meu marido nos Açores durante a última semana. Foi um passeio maravilhoso! Apesar de termos visitado apenas a ilha de São Miguel, já foi muito bom, pois percorremos toda a ilha de carro e vimos paisagens, património, localidades e praias lindíssimas. A gastronomia açoreana também é ótima, fiquei mesmo rendida e surpreendida. Aliás, a viagem superou as nossas expetativas em tudo. Estávamos à espera de algo bonito, mas a ilha não é "só" bonita, é deslumbrante! O arranjo de todos os locais, o cuidado no património histórico e religioso, a beleza natural do verde, das praias, das lagoas e das cascatas, a simpatia das pessoas... Penso que os portugueses são acolhedores por natureza, mas acho que nunca encontrei pessoas tão genuinamente simpáticas e educadas como os açoreanos. Tudo uma maravilha, portanto!
Aconselho esta viagem a todos, agora que as companhias low cost voam para os Açores e que as ilhas (ainda!!) não estão repletas de turismo de massas. Aproveitem enquanto é bom e barato! Brevemente publico fotografias e uma sugestão de roteiro para conhecer São Miguel.
Por agora deixo-vos uma sugestão com peixe e marisco fresco, que os Açores também têm em quantidade e qualidade. Temperei esta cataplana com a formidável pimenta da terra, uma iguaria açoreana que fiz questão de trazer e que dá um sabor deliciosamente condimentado à comida.
Ingredientes para 4 pessoas:
800 gr de tamboril fresco cortado em pedaços/cubos
400 gr de camarão 40/60
1 kg de mexilhão fresco com casca
1,5 dl de azeite
2 cebolas grandes
4 a 5 tomates maduros, conforme o tamanho
5 dentes de alho
Sal e pimenta qb
1 ramo de salsa e coentros + coentros picados qb
Vinho branco qb (não mais de 1 dl)
1 malagueta ou 1 colher de chá de pasta de pimenta da terra (opcional)

Preparação:
Deite o azeite na cataplana, a cebola em rodelas de espessura média (não muito grossas, mas também não muito finas para que se note a cebola) e metade dos alhos laminados. Junte os tomates pelados e desfeitos em pedaços. Tempere de sal e coloque a cataplana ao lume para confecionar a cebolada em lume médio/alto. Este preparado deve ser feito antes de serem adicionados os peixes e mariscos porque estes cozinham muito rapidamente, não devendo ficar ao lume mais do que poucos minutos para não ficarem secos.
Deixe cozinhar com a cataplana fechada e verifique o estado da cebolada ao fim de 10 a 15 minutos. Se estiver a ficar seca, regue com um pouco de vinho branco e baixe o lume. Se achar que o molho está a ficar "aguado", deixe a cataplana aberta por uns minutos para que seque um pouco.
Neste momento junte um ramo de cheiro com salsa e coentros frescos. Junte um pouco de vinho branco, que não serve apenas para criar molho, mas também para dar sabor. Deixe a cebolada apurar um pouco mais e, quando a cebola estiver cozinhada, junte os pedaços do tamboril. Tempere de sal e pimenta, junte os restantes alhos laminados por cima do peixe a pimenta da terra ou uma malagueta "comum" para quem gostar. Eu não juntei muita pimenta da terra para não ficar muito forte e porque era a primeira vez que usava este ingrediente.
Deixe o peixe cozinhar 7 minutos e, ao fim desse tempo, junte os camarões e os mexilhões depois de bem lavados. Deixe cozinhar mais 3 minutos. Desligue o lume, retire o ramo de ervas frescas, polvilhe tudo com coentros picados na altura e sirva com batata cozida ou frita. Se servir com batata doce também fica delicioso!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!





2 comentários:

  1. Deve ter sido muito bom! Nunca lá fui :)
    Esse prato parece tão bom! A primeira foto está muito gira ;)

    ResponderExcluir