domingo, 14 de junho de 2015

Bolo de iogurte com frutas desidratadas





Quem se lembra do tradicional bolo de iogurte feito pela mãe ao domingo à tarde? Eu lembro-me bem e fui recuperar essa receita, feita sem balança e apenas com a medida do iogurte como referência. Ficou ótimo, fofo e saboroso, o bolo indicado para um domingo à tarde. Principalmente num dia como o de hoje, em que a chuva convida a ficar no sofá a ver filmes...
Tinha cá em casa umas frutas desidratadas que comprei num mercado e usei-as para enriquecer e transformar ligeiramente este bolo. Espero que gostem.
Ingredientes:
3 iogurtes naturais sem açúcar (usei magros, 300 gr de iogurte no total)
3 medidas de açúcar branco (usar a medida do iogurte)
3 medidas de farinha de trigo (usar a medida do iogurte)
1 colher de chá de fermento em pó
Meia medida de óleo vegetal (usei óleo de girassol)
5 ovos
Frutas desidratadas a gosto (ou frescas, em alternativa)
1 colher de sobremesa de mel (usei mel de eucalipto)

Preparação:
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com 2 medidas de açúcar. Se quiser o bolo mais fofo e alto, como ficou o meu, bata com a batedeira elétrica até obter um creme esbranquiçado. Se preferir o bolo mais húmido, bata à mão com colher de pau. De seguida junte o óleo e metade da quantidade total de iogurte, continuando a bater. Bata as claras em castelo com a outra medida de açúcar e junte aqui o fermento (para fazer crescer mais o bolo).
Adicione a farinha peneirada ao preparado inicial, intercalando-a com colheradas de claras batidas em castelo. Leve ao forno a 190º por 40 minutos (faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido). Deixe mais 5 minutos no forno com a porta entreaberta.
Depois desenforme o bolo e deixe-o arrefecer completamente. Bata o iogurte que sobrou com o mel, deite este preparado por cima do bolo e enfeite com as frutas desidratadas, que serão comidas juntamente com o bolo e lhe oferecem um toque muito especial.
 
Bom apetite e bom domingo!




4 comentários:

  1. Ficou tão lindo e deve ser tão bom!! Acreditas que nunca fiz bolo de iogurte? Tenho de remediar isso...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom por aqui é assim, sempre o bom gosto .... a tentação ... a delicia e um coração a tocar tantos mais.... Eis mais um exemplo!
    Que bolo delicioso, a composição, o aspecto ..... quero duas, três fatias, porque só uma é pouco! ;) ADOREI! E depois a descrição, do sem balança, só com o copo ... a receita e a "tradição" que me é tão familiar e que boas lembranças me suscita! Tão bom!
    Grata.Gratidão por partilhas assim que nos enchem a alma e que fazem crescer água na boca e esta um pouco no canto do olho também ;) :)
    Beijo e abraço enorme!
    Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Por acaso a minha mãe nunca fez bolo de iogurte, mas esse bolo está lindo, sei reconhecer isso! Parece uma obra de arte e deve ser uma delícia :)

    ResponderExcluir