quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bavaroise de chocolate branco e cerejas



Esta sobremesa foi o culminar de uma petiscada fantástica entre amigos. Caracóis, chouriço assado, queijos, tudo isto entre banhos de piscina e assim se passou uma tarde maravilhosa! A sobremesa desapareceu em muito poucos minutos...
Para a fazer inspirei-me numa receita de bolo de cereja e chocolate branco do blog Cinco Quartos de Laranja (ver AQUI). Só não fiz o bolo porque preferi algo mais fresquinho, de qualquer forma valeu (e muito) a inspiração dada pela Isabel :)


Ingredientes:
0,5 kg de cerejas (pesadas com caroço)
5 claras de ovo
Sumo de meio limão
1 lata de leite condensado magro Nestlé
200 gr de chocolate branco Nestlé
1,5 dl de leite magro
10 folhas de gelatina incolor
150 gr de manteiga sem sal

Preparação:
Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria. Juntar o leite condensado e misturar bem. Deixar este preparado arrefecer. Hidratar as folhas de gelatina em água fria por 5 minutos. Aquecer o leite e dissolver nele as folhas de gelatina depois de hidratadas. Misturar bem e juntar ao preparado anterior depois deste ter arrefecido. Por fim bater as claras em castelo com o sumo de limão e envolver delicadamente no preparado de chocolate e leite condensado. Deitar tudo numa forma redonda de paredes e fundo amovível (a forma deve ser previamente untada com óleo vegetal). Depois do preparado estar na forma, deitar sobre toda a superfície as cerejas previamente descaroçadas. Elas "afundam" naturalmente na mousse. Reserve apenas algumas para enfeitar. Leve ao frio durante 3 a 4 horas. A meio do tempo coloque por cima da bavaroise as cerejas que reservou, que devem ficar no topo. No momento de servir polvilhe com raspas de chocolate branco ou coco ralado. Deve ser comido bem fresco.

Bom apetite!





8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! E estava ótima, foi comida em poucos minutos pelos gulosos dos meus amigos.

      Excluir
  2. Que boa e assim fresquinha sabe ainda melhor.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que aspectozão!!! Fiquei rendido!

    Acompanhem também - http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Que sobremesa tão branquinha e linda! Já comia uma fatia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava uma delícia, os meus amigos adoraram, desapareceu num instante!

      Excluir