sábado, 9 de maio de 2015

Tarte de tofu, espinafres e cogumelos


Fiz esta tarte para um almoço que tinha por objetivo ser muito rápido, mas nutritivo e saudável. Adoro quiches e tartes salgadas e faço-as com vários ingredientes, às vezes para aproveitamento de sobras, outras vezes para usar os ingredientes frescos que tenho no frigorífico nesse dia. Foi o caso deste dia. Comi a tarte na companhia de uma amiga e ambas adorámos a conjugação de sabores e a cremosidade que o tofu e os espinafres deram à quiche. Não sobrou muito, mas foi o suficiente para o meu marido provar quando chegou a casa. Ele não é muito fã de tofu ou outro tipo de alimentos alternativos à carne e ao peixe e posso dizer-vos que adorou este prato! Na verdade foi a primeira vez que ele provou tofu e a reação foi boa :) Fiquei contente com o facto e já decidi que vou repetir, pois é uma refeição muito fácil e rápida.

Ingredientes:
1 massa folhada redonda de compra
150 gr de tofu
2 mãos cheias de folhas de espinafres frescos
4 a 6 cogumelos brancos, tipo Paris
6 fatias de fiambre de perú
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta qb
Salsa fresca qb

Preparação:
Estenda a massa folhada dentro da tarteira. Pique-a com um garfo. Corte o tofu em fatias finas e forre o fundo da massa com elas, reservando um pequeno pedaço de tofu para finalizar a tarte. Tempere o tofu com pimenta e sal fino. Por cima disponha as folhas de espinafres cruas. Tempere da mesma forma.
Por cima dos espinafres coloque as fatias de fiambre ou outra charcutaria a gosto. Por cima do fiambre, disponha os cogumelos fatiados finamente. Tempere com mais um pouco de sal e pimenta.
À parte bata um ovo grande com três colheres de sopa de leite e o restante tofu cortado em pedaços pequenos. Deite esta mistura por cima da tarte e leve-a ao forno a 180º C até a massa folhada estar dourada e os ingredientes cozinhados. Quando estiver pronta, desenforme e sirva com salsa fresca picada ou outra erva aromática e salada a gosto.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!




2 comentários:

  1. Acho que ia adorar uma fatia desta tua tarte Susana! :)
    Beijinhos *

    ResponderExcluir
  2. Não tenho usado tofu! Assim deve resultar muito bem :)

    ResponderExcluir