quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ovos mexidos com túberas e espargos selvagens



Conforme a zona do país são chamadas de túberas, tubras, criadilhas, batatilhas ou silarcas e são fungos que crescem silenciosamente junto às raízes de alguns carvalhos. São as trufas portuguesas, que só se encontram na primavera nas regiões do Alentejo, Beira Baixa e algumas zonas do Ribatejo. São deliciosas, de aroma subtil e textura única. Trouxe as túberas e os espargos selvagens (que têm muito mais sabor que os outros) do mercado de Évora. Cheguei a casa e deliciei-me com este prato. Acho que foram os ovos mexidos mais saborosos que já comi!

Ingredientes:
6 ovos
250 gr de túberas
1 molho de espargos selvagens
2 colheres de sopa de manteiga
Flor de sal e pimenta qb
Cebolinho fresco picado qb

Preparação:
Comece por arranjar os eapargos, retirando a película grossa e fibrosa com um descascador (o descascador de batatas é perfeito para arranjar espargos). Corte os espargos em pedaços e reserve.
Lave as túberas para lhes tirar a terra. Descasque-as e volte a lavar bem. Corte-as em fatias finas. Deite metade da manteiga numa frigideira. Quando a manteiga estiver quente, junte as fatias de túberas. Tempere com flor de sal e deixe saltear dois a três minutos. Entretanto junte os espargos e deixe saltear. Se achar que os espargos são muito rijos e não vão ficar tenros, dado que os espargos selvagens são mais fibrosos, escalde-os primeiro durante poucos minutos em água fervente.
 Por fim junte os ovos ligeiramente batidos e temperados com flor de sal e pimenta. Deixe-os cozinhar poucos minutos para ficarem cremosos. No fim polvilhe com cebolinho fresco picado e sirva em cima de fatias de pão torrado (alentejano de preferência).

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Também adoro, gosto de espargos de todas as formas e quando encontro dos selvagens aproveito ;)
      Susana

      Excluir
  2. Nunca comi trufas! Para mim isso é estranho, já vi algumas vezes em programas de televisão mas «ao vivo» não.
    Eu adooooro espargos, imagino se provasse espargos selvagens! Devem ser tão bons :D
    Gostei da sugestão, como poderias adivinhar :)

    ResponderExcluir
  3. Avelã, eu também só provei trufas destas, as trufas portuguesas, pois as outras são super caras... Mas estas são ótimas, só que só se encontram em certas zonas do país e na altura da primavera.

    ResponderExcluir