domingo, 24 de maio de 2015

Chocolates para o Dia da Criança




Quando, há uns tempos, fiz um workshop de chocolate aprendi a trabalhar chocolate branco e trouxe algumas ideias que adaptei para estes chocolates infantis. Fica a sugestão para fazerem e oferecerem um miminho aos mais pequenos no próximo dia 1 de junho.
Nos próximos dias não publicarei receitas novas porque vou andar em viagem. Vão seguindo a Deliciosa Paparoca pelo facebook, pois vou publicar sugestões e algumas imagens e dicas dos locais por onde for passando. Até já Continente... olá Açores :) 

Ingredientes:
1 tablette de chocolate branco
Gomas pequenas a gosto
Formas de folha redondas (tipo formas de queques)

Preparação:
Derreta o chocolate em banho maria sem que a água ferva (a água deve apenas estar a formar pequenas bolinhas). Depois de derretido, desligue imediatamente o lume e espere que o chocolate arrefeça um pouco para estabilizar os seus cristais (pré cristalização do chocolate). Vá mexendo até atingir a temperatura certa. O chocolate branco deve arrefecer até aos 27/28º C para estar no ponto de ser utilizado.
Quando estiver neste ponto, deite o chocolate em pequenas formas redondas de folha descartáveis. Deite uma pequena quantidade em cada forma, de forma a obter rodelas de chocolate com cerca de meio centímetro de espessura. Logo de seguida, coloque por cima as gomas pressionando ligeiramente para que "afundarem" no chocolate e, de seguida, bata com as formas na bancada para que as bolhas de ar saiam do chocolate. Deixe a repousar até o chocolate solidificar completamente (1 a 2 horas conforme a temperatura e humidade do local onde se encontra e para dar uma margem segura, pois o chocolate tem que estar completamente frio e solidificado para desenformar bem). Depois desenforme as mini tablettes redondas e coloque os chocolates em saquinhos de plástico e decore a gosto.

Nota 1: o chocolate branco da marca branca do pingo doce é muito bom.
Nota 2: se as gomas forem muito grandes (altas), cortem-nas em duas metades e usem-nas assim, pois ficam mais fininhas e fáceis de utilizar nas mini tablettes redondas.




5 comentários:

  1. pode ser tambem para o adultos :D adorei humm já comia :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adultos e crianças, é para todos os gulosos ;)

      Excluir
  2. Por acaso não gosto muito de chocolate, e fazer bolos e etc com ele é chato porque dificilmente derrete. Gostei dessa técnica de a água não ferver, tenho de experimentar... Termómetro é que não tenho.
    Esses chocolatinhos estão mesmo adoráveis! Quero também :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avelã: para derreter qualquer tipo de chocolate devemos sempre fazê-lo em banho maria, com pouca água no tacho e sem que ela ferva fortemente. Deve apenas largar pequenas bolhas. Assim que o chocolate estiver derretido, ou mesmo ainda com pequenos pedaços por derreter, deves retirar do banho maria. Depois mexes e os restantes pedaços derretem. O chocolate não deve atingir grandes temperaturas, deve derreter lentamente até ficar fluído e brilhante. Outro grande inimigo do chocolate é a água: basta um pingo e o chocolate pode solidificar, fica empapado e não reage como queremos. espero ter ajudado :) Vê este post com mais dicas :http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2015/04/doces-ideias-para-pascoa.html
      Outra coisa: depois de derretido e antes de ser reutilizado o chocolate branco deve arrefecer até aos 27-28º, o de leite até aos 28-29º e o negro até aos 30-31º. Se for para juntar a um bolo, deixa arrefecer a olho e adiciona à massa enquanto o chocolate está líquido e brilhante, sem ser muito quente.

      Excluir
  3. Ai que ideia gira!! Dá para miúdos e graúdos sem dúvida!! Já fiquei com vontade de experimentar!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir