terça-feira, 19 de maio de 2015

Açorda de tomate com camarão, lascas de bacalhau e hortelã


Esta foi uma refeição que fiz para aproveitar restinhos de coisas que havia em casa: restos de pão do fim de semana, o resto de uns camarões congelados e o resto de um pacote de lascas de bacalhau congelado. Juntei tudo e fiz uma açorda que estava mesmo boa. Ando muito gulosa por açordas e migas. Sempre gostei, desde bebé, segundo contam os familiares, mas ando numa fase mesmo a puxar a estas comidas... gulosa, protanto!
Ingredientes para 2 pessoas:
500 gr de pão duro
1 dl de azeite
3 dentes de alho
3 tomates de cacho maduros
300 gre de camarão
100 gr de bacalhau (usei bacalhau pronto a cozinhar da Riberalves - pedaços para caldeirada)
1 raminho de hortelã
Sal qb 
 
Preparação:
Comece por cozer o camarão e o bacalhau em água e sal. Reserver a água e descasque os camarões. Esmague as cabeças para lhes retirar o suco e junte-o à agua. Coe tudo e reserve.
Num tacho deite o azeite e os alhos laminados. Quando estes começarem a frigir, junte o tomate desfeito em pedaços bem pequenos. Mexa um pouco e deixe cozinhar cerca de 4 minutos. Corte o pão em pequenos pedaços, junte ao tomate. Vá misturando e desfazendo o pão, enquanto deita água quente em cima do pão. Vá deitando a água aos poucos e desfazendo o pão com a ajuda de uma colher de pau ou de uma esmagadora. Deite água até obter a consistência desejada. Retifique de sal. Junte o miolo de camarão e as lascas de bacalhau. No fim junte hortelã a gosto picada finamente. Sirva bem quente.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


6 comentários:

  1. Que bom aspecto :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade quanto a estas açordas pois cá nos Açores açorda é diferente (é uma espécie de sopa alentejana). Ma a julgar por esse aspeto deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive nos Açores a semana que passou e ADOREI a gastronomia! Uma maravilha, tal como são uma maravilha as paisagens, o património, as praias e a simpatia das pessoas. Em relação às açordas, aqui no continente, dependendo da região e, no caso do Alentejo, depende também das várias zonas do Alentejo, as açordas e migas também têm aspetos e texturas diferentes. Também temos sopas de pão, temos de tudo, desde que seja bem feito, é bom! Eu sou ribatejana e aqui também fazemos pratos de açorda, com peixe frito, por exemplo.
      Beijinho
      Susana

      Excluir
  3. Que bom! Não costumo fazer açordas... Mas tem bom aspeto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avelã, eu faço açordas de tudo ;) Adoro e a minha avó e mãe faziam para mim desde pequena, deve ser o hábito. Aqui no Ribatejo faz-se bastante.
      Bjs
      Susana

      Excluir