sábado, 25 de abril de 2015

Tártaro de salmão fumado # Entrada para o Dia da Mãe



Fiz esta entrada para o último workshop de entradas que organizei . A ideia é simples e não tem risco de correr mal. As participantes no workshop adoraram. É um petisco fresco, leve e muito colorido que vos deixo como proposta para uma entrada de jantar ou almoço para o Dia da Mãe, que se comemora já no próximo fim de semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
150 gr de salmão fumado
Meio pimento amarelo
Meio pepino pequeno
2 tomates de cacho vermelhos, mas rijos
Sal e pimenta qb
Sumo de limão e vinagre balsâmico qb
Azeite qb
Oregãos secos qb
Iogurte magro e sementes de papoila para terminar (opcional)

Preparação:
Comece por temperar o salmão fumado, cortado em pequenos pedaços, apenas com sumo de limão e um pouco de pimenta moída na altura (uso um moinho de mistura de pimentas). Não adicione sal, pois o salmão fumado já é salgado. Misture e deixe a marinar, enquanto prepara os legumes.
Lave-os bem e corte o pepino, tomate e pimento em pequenos cubos. Tempere-os todos em separado. O pepino e o tomate com sal, azeite, oregãos e vinagre balsâmico. O pimento amarelo (pode usar outro se preferir) com azeite, vinagre, sal e pimenta.
Em pequenos copinhos disponha as camadas por cores: primeiro o tomate, depois o pimento amarelo, depois o salmão e por último o pepino. 
Isto assim já é suficientemente bom e já está tudo temperado. No entanto, se quiser enriquecer o prato, termine com um pouco de iogurte magro batido com sal e pimenta e um fio de azeite muito fino. Bata todos estes ingredientes e deite uma colher de sobremesa de molho de iogurte no topo de cada copo. Polvilhe com sementes de papoila. Sirva com uma colher em cada copinho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!






2 comentários:

  1. Que lindo que fica! Boa sugestão :)

    ResponderExcluir
  2. Fantástico ^^ gostei muito da ideia para uma noite de festa lá em casa :) Adorei a ideia das sementes de papoila deu um toque muito especial :) Faz lembrar a pitaia :D

    http://www.therasiathecook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir